Mais de 8,4 mil estudantes da rede pública do ensino médio público se inscreveram e compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de Lourenço Filho, Instituto de Educação.
A participação de mais de 8,4 mil estudantes do ensino médio público do Acre no Exame Nacional do Ensino Médio foi um marco positivo para a educação do estado. Essa iniciativa visa garantir aos jovens acesso a informações precisas sobre as suas habilidades e conhecimentos, auxiliando-os em suas decisões futuras. A SEE está comprometida em oferecer oportunidades para que os alunos tenham sucesso no Enem.
A SEE e o MEC trabalham em conjunto para garantir que todos os estudantes tenham acesso às informações necessárias para o sucesso no Enem. Além disso, a participação de mais de 8,4 mil alunos no Exame Nacional do Ensino Médio é um indicativo de que a educação no Acre está em constante evolução em busca da excelência. Em suas provas, os estudantes confrontam desafios, como redação e provas objetivas, o que os ajuda a se preparar para o futuro
Preparação ao Enem: Um Desafio para os Estudantes
O governo destaca que apenas três estados na região Norte conseguiram atingir este índice: Acre, Amapá e Pará. A SEE informa que há cerca de 6,8 mil alunos da zona urbana e 1,6 mil da zona rural que farão o Enem 2024. Uma estratégia para o sucesso é o Pré-Enem Legal, que oferece aulões nas escolas e busca ativa feita pelo Departamento de Ensino Médio, além da garantia de transporte para os participantes da zona rural. Além disso, a pasta ressalta a importância do serviço de busca ativa para garantir que todos os estudantes tenham acesso aos materiais necessários. O Instituto de Educação Lourenço Filho (Ielf) é um dos locais de prova e os candidatos começaram a se apresentar com antecedência, como a estudante Clarice Almeida, que chegou mais de uma hora antes da abertura dos portões.
Enem 2024: Desafio para os Estudantes da Rede Pública
O governador Gladson Cameli está comprometido em garantir que os estudantes da rede pública tenham acesso a materiais de qualidade, promovendo isso com programas inovadores, como o Pré-Enem Legal. O secretário Aberson Carvalho ressalta que o objetivo é proporcionar às ferramentas e o apoio necessário para que os estudantes alcancem o sucesso na prova. A estudante Ana Gabriele Marinheiro, por exemplo, chegou com 2h de antecedência e está com uma boa base de estudos para fazer a prova. Ela comentou que já está preparada para enfrentar o desafio do Enem.
Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil
O tema da redação do Enem 2024 é ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. Os candidatos tiveram até às 17h para responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e suas tecnologias e escrever a redação neste primeiro dia. O estudante puderam sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antes do término da prova. Os portões abrem às 10h, horário do estado, e fecham às 11h. As provas começam a ser aplicadas às 11h30.
Kit Enem: Um Presente para os Candidatos
Um grupo de jovens doou ‘kit Enem’ com caneta, água, chocolate e frase motivacional a candidatos do Acre. Além disso, os comerciantes aproveitaram o 1º dia do Enem em Rio Branco para alavancar vendas, aproveitando a grande demanda por serviços e produtos relacionados à prova. Pelo menos 26.375 inscritos devem fazer o exame no estado este ano, sendo mais de 16 mil na capital Rio Branco.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo