Diego Libanio e Guilherme Bonifácio captaram US$ 10 milhões, devolvendo 70% aos investidores após encerrar a startup.
A Mercê foi um sonho que se transformou em realidade, mas em 2023, ficamos sabendo que o nosso projeto precisava de uma renovação para continuar em crescimento, o que não teve continuidade e o resultado foi a escolha de encerrar a Mercê.
Nossa experiência como startups nos ensinou que a paixão e a energia podem não ser suficientes para impulsionar o sucesso. A Mercê, que começou em 2019, foi um empreendimento que mostrou o nosso comprometimento com o negócio, mas não teve o sucesso que esperávamos. A decisão de encerrar a Mercê foi difícil, mas acreditamos que foi a escolha certa para seguir em frente com novos negócios e experiências.
Um Olhar Reflexivo: A Lição Valiosa da Mercê
Com o benefício do tempo, ficou cada vez mais claro que interromper as operações e devolver o capital restante aos nossos investidores foi a escolha mais apropriada. Numa conversa recente com Arjuna Costa e Diana Narváez, da Flourish Ventures, uma de nossas investidoras, refletimos sobre a importância dessa experiência, mesmo que o resultado não tenha sido o esperado. Na verdade, a maioria das startups falha, e ainda assim, há pouca orientação para empreendedores que suspeitam que a ideia em que estão trabalhando pode nunca ter sucesso, ou que não conseguem ver um caminho sustentável para sua empresa. Nesse sentido, a Mercê surgiu como um marketplace B2B, projetado para permitir que pequenos varejistas de alimentos e produtos de mercearia adquirissem estoque de forma mais eficiente, evitando faltas e acessando capital de giro. Além disso, oferecemos ferramentas de software para ajudar a gerenciar seus negócios por meio de um aplicativo para smartphone.
Em 2021, o negócio era operacionalmente intensivo, e levantamos uma rodada de financiamento Série A de US$ 10 milhões, liderada pela Flourish Ventures e GFC. Nesse contexto, a tomada de decisão foi crucial para a sobrevivência e o crescimento da Mercê.
A Tomada de Decisão: Um Caminho Difícil
À medida que percebemos a mudança no ambiente de financiamento de startups no início de 2022, concluímos que um modelo de negócios com margens pequenas e alta dependência de escala para gerar poder de barganha exigiria rodadas adicionais de financiamento para crescer e tornar-se sustentável. No entanto, o mercado, que parecia ter condições para que startups compensassem sua falta de tamanho com alto poder de crescimento, mudou e as condições se tornaram ruins, em especial para o mercado de venture capital — sobretudo para negócios operacionais e em fase de crescimento naquela época. Nesse sentido, a Mercê enfrentou um caminho improvável para o sucesso.
Rapidamente, mudamos nosso foco em busca de margens mais altas, questionando algumas de nossas suposições e realizando uma série de experimentos para ver se poderíamos chegar a um modelo de negócios leve em capital e impulsionado por tecnologia, mantendo nosso foco em capacitar pequenos proprietários de lojas locais. Fomos disciplinados e, junto do nosso conselho, definimos um prazo para avaliar esses esforços, que seriam orientados por métricas claras. Além disso, começamos a explorar possibilidades de uma fusão ou aquisição da nossa operação por uma empresa maior e bem estabelecida, o que nos daria o poder de barganha devido a seu alto volume de compra. Tivemos conversas com parceiros estratégicos, investidores e grupos de private equity interessados.
Ao Longo do Caminho: Leções Valiosas
Entre o fim de 2022 e o início de 2023, a Mercê continuou a explorar novas oportunidades de crescimento e sustentabilidade. Nesse processo, percebemos a importância de estar atento às mudanças no mercado e de ser capaz de se adaptar rapidamente. Além disso, a experiência nos ensinou a valorizar a disciplina e a capacidade de se concentrar em métricas claras para avaliar o desempenho.
Em resumo, a Mercê, como uma startup, enfrentou desafios significativos ao longo do caminho, mas ao mesmo tempo, aprendeu lições valiosas que podem ser úteis para empreendedores em geral. Ao refletir sobre a nossa experiência, podemos observar que, mesmo com o resultado não ser o esperado, a Mercê foi capaz de se adaptar e aprender, o que é fundamental para o sucesso em qualquer negócio.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo