Crianças de 6 a 12 anos lideram o uso de fones de ouvido com 17%, seguidas pela pesquisa, consumo de lanches, influência no lar e materiais escolares. Produtos de higiene pessoal e cosméticos também são consumidos por essa faixa etária, ao lado de console de videogame.
O início do ano letivo é um momento importante para a família, pois muitas crianças estão ansiosas para adquirir novos materiais escolares. Dentre essas necessidades, a escolha de materiais de escrita e desenho é fundamental para o desenvolvimento da criatividade e habilidades motoras, mesmo sendo um gasto considerável para os pais. Contudo, aos poucos, os jovens estão adquirindo responsabilidade com o dinheiro e estão começando a se organizar para contribuir com suas mesadas em compras essenciais, como materiais escolares.
Consumo de lanches e influência no lar: os hábitos de dinheiro das crianças
A pesquisa ‘Back to School: Dinheiro e escolha de materiais escolares, hábitos de consumo e influência no lar’, realizada pela Kids Corp, revelou que 17% das crianças entre 6 e 12 anos decidem gastar seu próprio dinheiro para comprar materiais escolares, roupas e calçados. Essa iniciativa é uma escolha consciente, uma vez que essas crianças já perceberam o valor do dinheiro e sabem avaliar suas necessidades.
Dinheiro e escolha de materiais escolares: prioridades e tendências
Quando os entrevistados são questionados sobre como gastam seu próprio dinheiro, os materiais escolares não são prioridade, aparecendo em oitavo lugar na lista de compras. As prioridades incluem roupas, calçados e acessórios (35%), comida e bebida (33%), comer fora (32%), brinquedos (24%), cinema e teatro (21%), cabeleireiro (20%), produtos de higiene pessoal e cosméticos (15%) e fones de ouvido (12%).
De onde vem o dinheiro?
Os entrevistados afirmam que, quando querem algo, recebem dinheiro dos pais ou tutores, enquanto 24% dos adolescentes têm mesada e 19% afirmam que recebem ambas as formas de subsídio. Essa questão de dinheiro e escolha de materiais escolares é fundamental para as crianças, uma vez que elas começam a perceber o valor dos bens e serviços.
A relação entre dinheiro e eletrônicos
A pesquisa confirma a estreita relação que as crianças têm com gadgets, como smartphones e fones de ouvido. É natural que esses itens sejam popularizados entre as crianças, uma vez que são objetos que as crianças usam e dependem fortemente. Além disso, a escolha de materiais escolares e outros itens também é influenciada pelo dinheiro que recebem dos pais ou tutores, um processo complexo que envolve a percepção de valores e necessidades.
Definição de prioridades e necessidades
Essa pesquisa demonstra que as crianças têm uma visão clara de suas prioridades e necessidades. Elas sabem o que é importante para elas e como gastar seu dinheiro de forma consciente. No entanto, é importante lembrar que a escolha de materiais escolares e outros itens também é influenciada pela influência do ambiente familiar e pelas necessidades do dia a dia.
A escolha de materiais escolares e a influência do lar
A pesquisa também destaca a importância da influência do lar na escolha de materiais escolares e outros itens. As crianças são influenciadas por suas famílias e tutores, que podem influenciar sua escolha de compra. Além disso, a percepção de dinheiro e escolha de materiais escolares também é influenciada pelas necessidades do dia a dia, como a compra de lanches e produtos de higiene pessoal e cosméticos.
Conclusão
A pesquisa ‘Back to School: Dinheiro e escolha de materiais escolares, hábitos de consumo e influência no lar’ revela que as crianças têm uma visão clara de suas prioridades e necessidades. Elas sabem o que é importante para elas e como gastar seu dinheiro de forma consciente. Além disso, a escolha de materiais escolares e outros itens também é influenciada pela influência do ambiente familiar e pelas necessidades do dia a dia.
Fonte: @ Mercado e Consumo
Comentários sobre este artigo