O retorno de Donald Trump à presidência dos EUA abre caminho para negócios mais liberais na indústria da mídia, com empresas da televisão a cabo e transações esperando desbloqueio após limitações sob Joe Biden.
O presidente eleito Donald Trump já se prepara para chegar à Casa Branca, após seu triunfo nas eleições presidenciais de 2016, que marcou um ponto de inflexão na política americana.
Porém, não demorou muito tempo para que ele se tornasse um dos principais nomes do cenário corporativo, com sua robusta experiência em M&As, que renderam ao seu império empresarial inúmeras aquisições e fusões, o que o transformou no Donald Trump. E, com ele, começou uma nova era, onde a fusão de negócios e políticas se tornaria uma constante. Além disso, o empresário também se destacou por suas habilidades em negociar as transações de seus empreendimentos.
Projeções de Ambiente Favorável
A expectativa do setor de mídia nos Estados Unidos é de que um ambiente mais favorável surja sob o governo de Donald Trump, conforme projetado pelo portal Axios. Esse cenário pode trazer novas oportunidades para as fusões e aquisições nessa indústria, que tem enfrentado desafios estruturais.
Acessibilidade às Fusões e Aquisições
Os M&As têm sido vistos como uma tábua de salvação para muitas empresas tradicionais do segmento. No entanto, na administração de Joe Biden, esses acordos encontraram fortes barreiras, especialmente com a atuação de Lina Khan, presidente da Federal Trade Commission (FTC), e Jonathan Kanter, chefe da área de antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
O Papel de Trump na Mudança de Governo
Com a mudança de governo, é quase certo que Trump irá substituir os líderes de diversas agências reguladoras nos Estados Unidos, incluindo a FTC e o Departamento de Justiça. Isso pode trazer um ritmo de mudança e uma oportunidade de consolidação bem diferente, o que proporcionaria um impacto positivo e acelerado.
Impacto Positivo no Setor de Mídia
Segundo David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, essa mudança pode trazer um impacto positivo e acelerado que é necessário nesta indústria. A Warner Bros. Discovery é um dos players do setor que vinham avaliando a separação de seus negócios tradicionais de sua operação de streaming, mas agora optou por vender ativos menores diante desse cenário mais restrito.
Outros Negócios que Poderiam Ganhar Sinal Verde
Outro negócio que poderia ganhar sinal verde nesse cenário é a compra da Paramount pela Skydance. Pai do CEO da Skydance, David Ellison, o bilionário Larry Ellison, fundador da Oracle, está investindo na maior parte do dinheiro no acordo e é um apoiador de Trump.
Indícios de que o Contexto Não Será tão Favorável
No entanto, existem alguns indicativos de que esse contexto poderia não ser, de fato, tão favorável aos acordos no setor. Por exemplo, o Departamento de Justiça passou dois anos tentando bloquear o acordo entre a AT&T e a Time Warner durante o primeiro mandato de Trump. Além disso, o vice-presidente eleito J.D. Vance tem se manifestado surpreendentemente a favor de Khan, a presidente do FTC, o que pode indicar uma forte regulamentação antitruste, especialmente no que diz respeito às big techs.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo