Atleta no pódio após recurso contra EUA em sessão solene do Comitê Olímpico Internacional. Comunicado gera polêmica nas redes sociais.
Mais uma controvérsia envolvendo o pódio da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024. Ana Barbosu, atleta da Romênia, será premiada com a medalha de bronze. A Federação Romena de Ginástica anunciou nas redes sociais que a cerimônia de premiação ocorrerá nesta sexta-feira (16) em Bucareste, a capital do país, em um evento especial dedicado aos Jogos Olímpicos.
A expectativa é que a entrega da medalha de bronze para Ana Barbosu seja um momento marcante para a ginástica romena e para os fãs dos Jogos Olímpicos. A atleta demonstrou grande talento e dedicação durante a competição em Paris 2024, conquistando um lugar no pódio e garantindo seu espaço na história das Olimpíadas.
Olimpíadas: Capítulo Polêmico nas Redes Sociais
De acordo com o comunicado oficial, a sessão solene está marcada para contar com a presença ilustre de Octavian Morariu, membro do Comité Olímpico Internacional da Roménia, e Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desporto Romeno. A notícia veio à tona após a Confederação de Ginástica Artística dos Estados Unidos (EUA) anunciar que a Corte Arbitral do Esporte não reconsiderará a decisão de reaver a medalha, originalmente conquistada por Jordan Chiles.
A entidade estadunidense expressou sua decepção com a decisão e afirmou que buscará todos os caminhos e processos de apelação disponíveis, incluindo na Corte Federal da Suíça, para assegurar a pontuação, a colocação e a atribuição justa da medalha para Jordan. Por outro lado, a FRG confirmou que Ana Barbosu é a única medalhista na competição do individual geral no solo, apesar de ter havido uma sugestão posterior de dividir o terceiro lugar com Jordan.
O impasse não afeta as conquistas das medalhas de ouro e prata, obtidas por Rebeca Andrade e Simone Biles, respectivamente. A FRG entrou com recurso para contestar a revisão tardia da nota de Chiles, que resultou na queda de sua colocação no ranking. Ana Barbosu e Sabrina Voinea, as ginastas romenas envolvidas, conquistaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente.
As três atletas foram alvo de ataques nas redes sociais, levando Barbosu a expressar solidariedade a Chiles. A ginasta norte-americana decidiu se afastar das redes sociais para cuidar de sua saúde mental. Acompanhe as atualizações sobre este capítulo polêmico envolvendo as Olimpíadas.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo