Lançamento do Programa Escola das Adolescências ocorre nesta segunda-feira, a partir das 10h, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube. Iniça o eixo de desenvolvimento profissional com foco nos anos finais do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e políticas de apoio.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançará, em breve, o Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores Pedagógicos. O objetivo é fortalecer a coordenação das ações educacionais, garantindo que os profissionais atuem de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
No Guia, os coordenadores pedagógicos poderão encontrar informações sobre coordenação estratégica e planejamento, além de dicas para o desenvolvimento de habilidades e competências humanas. Além disso, o material também aborda a importância da coordenação na educação, ressaltando o papel dos coordenadores pedagógicos como fundamentais para o sucesso do sistema educacional. Com essa iniciativa, o MEC busca consolidar a coordenação como pilar fundamental para a melhoria da qualidade da educação no país.
Desenvolvimento da Coordenação no Ensino Fundamental
A coordenação pedagógica na escola assume um papel fundamental na gestão das ações educacionais, especialmente nos anos finais do ensino fundamental, período de intensa elaboração de projetos de vida. Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos, o Ministério da Educação (MEC) lançou um guia de coordenação pedagógica, resultado de uma parceria entre a Seduc e o Instituto Anísio Teixeira, que busca fortalecer os anos finais do ensino fundamental.
Implementação de Políticas de Apoio
O guia foi produzido pelas especialistas Tereza Perez e Roberta Panico, que, junto com a coordenadora pedagógica Simone Alves, farão a apresentação do material específico na ocasião do lançamento, que ocorrerá a partir das 10 horas, no canal do MEC no Youtube. A coordenação pedagógica assume um papel crucial na implementação das políticas de apoio, desenvolvimento profissional e coordenação pedagógica, articulando os diferentes atores e ambientes para o aprendizado efetivo.
Desenvolvimento Profissional e Coordenação Pedagógica
A coordenação pedagógica tem um papel essencial na liderança e na articulação da rede de saberes que é a escola, atuando em parceria com os diferentes atores para o aprendizado e desenvolvimento pleno de alunas e alunos, ao mesmo tempo em que proporciona à equipe docente oportunidades de desenvolvimento profissional. O Programa Escola das Adolescências busca fortalecer os anos finais do ensino fundamental, período de intensa elaboração de projetos de vida, e promover um espaço acolhedor para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Coordenação Pedagógica e Educação Básica
O Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental, a partir do 6º ano. O objetivo é construir uma proposta de educação básica que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil, promovendo um espaço acolhedor para o desenvolvimento integral dos estudantes e melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Políticas de Apoio e Desenvolvimento Profissional
A política inclui a produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, além de incentivar, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais, e encorajar maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional, o que fortalece o papel da coordenação pedagógica na coordenação e no desenvolvimento profissional. Além disso, no âmbito da coordenação pedagógica, a educação básica e o desenvolvimento profissional devem estar alinhados para promover uma educação de qualidade.
Fonte: © MEC GOV.br
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