A canela é uma especiaria que possui propriedades antioxidantes, ajudando a controlar a glicemia e reduzir o colesterol ruim, além de proteger contra problemas degenerativos e respiratórios, evitando danos celulares.
Com a sua riqueza em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela é uma especiaria tradicionalmente utilizada em diversos contextos culinários e medicinais, tornando-se, portanto, um ingrediente fundamental em muitas receitas. Sua utilização pode variar seja para complementar pratos salgados ou doces, proporcionando um gostinho adocicado.
A canela, conhecida cientificamente como Cinnamomum, é um ingrediente fundamental em muitas receitas. Com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ela é capaz de ajudar a prevenir uma série de problemas de saúde, desde uma simples tosse até doenças degenerativas mais graves. Além disso, ela também é utilizada em farmacopeias chinesas e indígenas por suas propriedades medicinais.
Benefícios da Canela para a Saúde
A canela, também conhecida como Cinnamomum, é uma especiaria rica em propriedades antioxidantes que pode ser consumida diariamente para aproveitar seus benefícios para a saúde. De acordo com especialistas em nutrição, a canela pode ser uma aliada para controlar o diabetes, prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo proteger contra doenças neurodegenerativas.
Controle do Diabetes
A canela é rica em cromo, um mineral essencial para o controle do açúcar no sangue. Além disso, o polifenol MHCP presente na canela pode melhorar a absorção da insulina pelas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose. Isso é benéfico para pessoas com resistência à insulina, pré-diabetes ou diabetes tipo 2.
Redução do Colesterol Ruim e Triglicerídeos
O consumo regular da canela está relacionado à diminuição dos níveis de triglicerídeos e LDL (colesterol ruim). Os antioxidantes presentes na canela agem no metabolismo das gorduras ingeridas, prevenindo problemas como aterosclerose e infarto agudo do miocárdio. Além disso, a canela pode ser usada para prevenir problemas respiratórios, como gripe, asma e resfriado, para amenizar sintomas como tosse e dor de garganta.
Propriedades Antioxidantes
Os componentes antioxidantes presentes na canela, como os flavonoides, combatem os danos celulares causados pela ação dos radicais livres produzidos pelo organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Além disso, o consumo de canela ajuda a reduzir inflamações e proteger a pele dos danos causados pela exposição solar.
Empobrecimento Celular
A ação anti-inflamatória da canela é benéfica para pessoas com quadros de inflamação crônica devido à obesidade, por exemplo. Além disso, a canela é um alimento termogênico, o que significa que ela pode aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão dos alimentos, a partir da aceleração do metabolismo.
Regulação da Menstruação
O consumo adequado e regular da canela pode ajudar a normalizar o ciclo menstrual e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, a canela pode aliviar os sintomas de TPM, como cólicas, reduzindo os níveis de prostaglandinas.
Prevenção de Doenças Neurodegenerativas
Alguns componentes presentes na canela, como os polifenois e os polissacarídeos, têm a capacidade de inibir o processo neurodegenerativo de doenças como o Alzheimer. O potencial antioxidante da canela também contribui para a prevenção de outras alterações degenerativas do cérebro.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo