A ferramenta de análise avaliou o ecossistema de IA em 36 países mediante artigos de pesquisa, investimento privado e patentes, abordando ecossistema-de-IA, de-investimento-privado, de-aprendizado-de-máquina, de-patentes, de-institutos-de-pesquisa.
A Inteligência Artificial em destaque é um campo em constante evolução, com pesquisadores e desenvolvedores trabalhando arduamente para impulsionar avanços significativos em tecnologias de IA. O Global Vibrancy Tool 2024, divulgado pela Universidade de Stanford, oferece uma visão geral das nações líderes em Inteligência Artificial.
A pesquisa destaca a importância da colaboração internacional para impulsionar a inovação em IA e aborda o fato de que apenas algumas nações, como a China e os Estados Unidos, têm um ecossistema de inteligência artificial maduro e bem conectado. Além disso, a formação e qualificação em Inteligência Artificial são fundamentais para garantir que profissionais estejam preparados para atuar nesse cenário em constante evolução.
Desafios na Medida do Ecossistema de IA
Em meio aos avanços na inteligência artificial (IA), surgem desafios na medição de seu ecossistema. Países como os Estados Unidos, China e Reino Unido destacam-se em diferentes áreas. O relatório 2017, que mede o ecossistema de IA em 36 países com base em 42 indicadores, incluindo artigos de pesquisa, investimento privado e patentes, fornece uma visão quantitativa sobre a liderança em IA.
O AI Index, ligado ao Stanford Institute for Human-Centered AI, desenvolveu a ferramenta de análise para ajudar formuladores de políticas, líderes empresariais e o público a fundamentar narrativas geopolíticas de IA. A IA aumentou como um tópico de interesse nacional para países em todo o mundo, tornando as narrativas sobre a liderança em IA mais proeminentes.
Liderança dos EUA
Os EUA lideram em praticamente todos os pilares de pesquisa e desenvolvimento, economia e infraestrutura relacionadas à inteligência artificial. Além disso, é o país que concentra o maior número de vagas de emprego e startups de IA. Em 2023, os EUA produziram a pesquisa de IA da mais alta qualidade, construíram os modelos de aprendizado de máquina mais notáveis, gastaram mais em investimento privado e tiveram a maior atividade de fusão/aquisição de IA.
Desafios da China
A China lidera em número de patentes de IA, mas não em investimentos. A ferramenta indica que, embora as superpotências costumem ser concorrentes, os EUA estão se afastando rapidamente. Em 2023, os EUA atraíram mais investimento privado (US$ 67,2 bilhões vs. US$ 7,8 bilhões) e produziram modelos de aprendizado de máquina mais notáveis (61 vs. 15).
Desenvolvimento Global
O Reino Unido assume uma posição de liderança global em IA, sediando a primeira cúpula de segurança de IA do mundo em 2023. A Índia fica em quarto lugar, enquanto os Emirados Árabes Unidos comprometem-se publicamente a se tornar um líder global em IA. A Coreia do Sul sediou a cúpula mais recente de IA, em 2024, enquanto a França deve sediar o encontro no início de 2025. O Brasil aparece na 34ª posição, com destaque para a presença de um plano nacional para IA.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo