Discussões estratégicas para uma administração de dados eficiente, transparente e colaborativa na Política de Governança Nacional, com foco em uma Plataforma federal eficaz. Canal de YouTube.
Com o objetivo de promover a governança, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação e Ensino Superior (SEESU) se uniram para discutir estratégias para melhoria da governança. A parceria visa fomentar o crescimento sustentável, integrando princípios éticos e práticos para otimizar processos.
Em um esforço considerado inovador, o MEC e a SEESU trabalham juntos para fortalecer a governança no setor público. A partir de exemplos concretos, o evento Governança e Infraestrutura de Dados visou motivar a reflexão sobre a importância de estruturas sólidas para o gerenciamento de dados. Com o auxílio de avanços em infraestrutura e dados, espera-se impulsionar transformações positivas na educação, trazendo benefícios diretos para as instituições e para o público-alvo. Além disso, o evento abordou as implicações éticas da governança nos processos de decisão, destacando a necessidade de uma abordagem holística para o desenvolvimento sustentável. A eficiência e a transparência são aspectos fundamentais que devem ser considerados ao se adotar práticas de governança.
A Gestão de Infraestrutura de Dados como Pilar para a Melhoria da Governança
A cooperação entre instituições federais, estaduais e municipais para o desenvolvimento de uma plataforma comum de dados governamentais foi um dos pontos abordados durante o encontro. Fernanda Scovino, coordenadora-geral de Governança de Dados da Segape, ressaltou a importância de uma abordagem integrada para a gestão de dados, enfatizando a necessidade de uma estratégia federal de governo digital que aborde conceitos como Infraestrutura, Dados e Governança de forma conjunta. ‘Existe um movimento a nível nacional de uma estratégia federal de governo digital com três iniciativas principais para a educação’, declarou Scovino, destacando a necessidade de uma Política de Governança de Dados para a educação e a implementação da Plataforma Nacional de Dados da Educação [PlatEduc]. A intenção é consolidar os dados da educação por meio da instituição da referida Plataforma, garantindo a transparência e a eficiência na gestão de dados.
Informações e Transparência: A Chave para uma Governança Eficiente
Disponibilizar informações relacionadas à vida escolar e acadêmica dos estudantes até 2026 e consolidar os dados da educação são objetivos estratégicos da plataforma. Scovino enfatizou a importância de uma coordenação de dados mais eficiente, transparente e colaborativa, destacando a necessidade de uma estratégia que aborde conceitos como Infraestrutura, Dados e Governança de forma integrada. ‘Toda construção feita pelo MEC é pensada nesses três pontos e em fazer a melhor entrega para a população’, afirmou. O uso de plataformas como a Canal do YouTube do MEC para o compartilhamento de informações sobre avanços na esfera governamental visa promover a transparência e a colaboração, facilitando o acesso a informações relevantes para todos os interessados.
O Papel da Sociedade na Governança de Dados
A consulta pública sobre Planos de Dados Abertos do MEC, realizada na quinta-feira (12), buscou a opinião da sociedade em relação a quais bases de dados da educação brasileira devem ser disponibilizadas para a população. O evento, realizado em parceria com a Segape, contou com a presença de especialistas em Governança de Dados, como João Carabetta, do Escritório de Dados da prefeitura do Rio de Janeiro, e Nadia Cerqueira, coordenadora substituta de Governança de Dados do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Além disso, participaram representantes de outras instituições, como o Departamento de Infraestrutura de Dados Públicos do MGI, liderado por Renan Gaya. A discussão sobre a estratégia federal de governo digital e a implementação de uma Política de Governança de Dados para a educação foi um dos pontos centrais, destacando a importância do envolvimento da sociedade na tomada de decisões relacionadas à gestão de dados.
Fonte: © MEC GOV.br
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