O Tricolor é visto como referência na formação de atletas com o complexo de Cotia. Evangelos Marinakis quer investir em jovens, com estrutura, categorias, captação e poder de investimento em jogadores, campos oficiais e alojamentos.
O Clube de Regatas do Flamengo está em negociação com o magnata grego Evangelos Marinakis para formar uma parceria estratégica em suas categorias de base.
Em um movimento inovador, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o empresário dono do Nottingham Forest (Inglaterra), do Olympiacos (Grécia) e do Rio Ave (Portugal), Evangelos Marinakis, alinharam seus objetivos e começaram a discutir as formas de estabelecer uma parceria sólida em conjunto. Essa aliança poderia abranger o desenvolvimento do trabalho de base em ambos os clubes, garantindo uma troca de conhecimentos e experiências para fortalecer as categorias de base.
Parceria Estratégica
O ge São Paulo apurou que as negociações entre o São Paulo e o empresário Evangelos Marinakis começaram devido a interesses convergentes das duas partes. O São Paulo, que enfrenta o desafio de fechar 2024 com déficit, se viu limitado pela falta de investimento em suas categorias de base, principalmente para captar jogadores de adversários e levá-los para Cotia. Em busca de maior poder de captação e capacidade de investimento na base, o São Paulo entendeu que uma parceria, sem se transformar em Sociedade Anônima de Futebol (SAF), poderia ser um caminho interessante.
Parceria Estratégica
No outro lado da negociação, estava o magnata grego Evangelos Marinakis, dono de outros clubes e em busca da compra da SAF do Vasco. O empresário demonstrou interesse em investir especificamente na formação de jogadores, o ponto focal da discussão de seu grupo com o São Paulo. As negociações, que envolvem a parceria, têm evoluído devido à estrutura de categorias de base do São Paulo, atraindo a atenção de Marinakis.
Estrutura de Sucesso
Em Cotia, o clube possui uma estrutura impressionante, incluindo oito campos oficiais (com um deles sendo um tipo de estádio), oito vestiários, quatro campos sociais, uma quadra poliesportiva, um campo de areia, quatro alojamentos para 110 jogadores, refeitório para 120 pessoas, duas piscinas, Reffis e outro alojamento para 148 hóspedes. Com o que Marinakis quer e o magnata grego ter o que o Tricolor precisa, as negociações têm avançado. O presidente Julio Casares foi a Londres se reunir com o empresário na semana passada para discutir detalhes, mas ainda faltam alguns passos para que a parceria saia do papel.
Parceria Estratégica
Como o São Paulo não negocia a venda de suas categorias de base, o que está sendo discutido neste momento são as contrapartidas do negócio. Entre as possibilidades debatidas está a participação de Marinakis no lucro de venda de atletas formados em Cotia depois do início da parceria. Quem é Marinakis? O empresário de 57 anos fez a maior parte da sua fortuna no setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é apreciado em R$ 22 bilhões.
Parceria Estratégica
O primeiro investimento no futebol aconteceu em 2010 com a compra do Olympiacos, um dos dois maiores times da Grécia. Com ele, o clube conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de levantar quatro vezes a taça da Copa Nacional. Em maio de 2017, Marinakis virou sócio-majoritário do Nottingham Forest, da Inglaterra – depois de 23 temporadas fora da primeira divisão inglesa, o clube voltou à Premier League em 2022. O último movimento do empresário no futebol foi a aquisição do Rio Ave, de Portugal, em 2023.
Parceria Estratégica
Evangelos Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo