Desenvolvimento de inovação tecnológica de ponta em Maringá, com foco em produção industrial de novos produtos farmacêuticos e vacinas.
Os parques tecnológicos são espaços emblemáticos da inovação no mundo empresarial, proporcionando uma plataforma estratégica para empresas que buscam se destacar no mercado. Eles são idealizados para acolher startups e empresas maduras, forjando oportunidades de negócios e colaboração em um ambiente estimulante.
Um parque tecnológico de renome, como o Startup Brazil em São Paulo, é um centro de inovação tecnológica que reúne uma comunidade dinâmica de empreendedores e profissionais. Com uma infraestrutura avançada e serviços personalizados, este parque tecnológico fomenta a inovação em diversas áreas, como inteligência artificial, blockchain e biotecnologia. Com um ambiente empresarial vibrante, os participantes têm acesso a recursos compartilhados, workshops e mentorias, além de possibilidades de parcerias e investimentos. Além disso, a localização privilegiada do parque tecnológico facilita a conexão com outros centros de inovação e empresas líderes no mercado, permitindo o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Tamanho da fonte: -A+A
Parque Tecnológico como motor da inovação em Maringá
O Parque Tecnológico Industrial da Saúde, localizado na cidade de Maringá, no interior do Paraná, está sendo construído com um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões do governo estadual. O projeto visa criar um centro tecnológico empresarial, onde a inovação tecnológica pode ser aplicada da melhor maneira possível.
Um terreno de 100 mil metros quadrados para a inovação tecnológica
A obra do Parque Tecnológico está sendo feita em um terreno de 100 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Maringá ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Esse terreno será utilizado para desenvolver a infraestrutura necessária para o funcionamento do parque, incluindo asfaltamento, cercamento, construção de um prédio administrativo, uma central de utilidades e outras edificações.
Inovação, tecnologia e produção de insumos para o SUS
O Parque Tecnológico será destinado à produção de insumos para o Ministério da Saúde, mas também estará aberto a parcerias entre a iniciativa pública e privada para a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos. O Tecpar, que já produz medicamentos para o SUS, terá a absorção de novas tecnologias em seu novo campus, tornando Maringá um novo polo biotecnológico e um dos principais polos farmacêuticos do país.
Astra Medical Supply, uma das primeiras empresas a se instalar no parque
Uma das primeiras empresas a se instalar no Parque Tecnológico será a Astra Medical Supply, com uma unidade industrial voltada à fórmula de produtos nutricionais. A companhia venceu um chamamento público em consórcio com a Nucite e juntas, desenvolveram um medicamento que auxilia na alimentação de pessoas alérgicas às proteínas do leite de vaca. Além disso, haverá transferência de tecnologia para o Tecpar e os produtos serão destinados ao SUS.
Transferência de tecnologia e produção de vacinas no parque
O planejamento para a implantação do parque prevê ainda a construção de uma central de envase, que dará suporte à futura produção de vacinas no local. O projeto será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Se aprovado, o Tecpar em Maringá produzirá vacinas contra a raiva humana, varicela e poliomielite, além da vacina Pneumo 23, que protege contra doenças causadas por 23 tipos de pneumococos. Esses projetos estão em fase de análise pelo Ministério da Saúde.
Um futuro promissor para o Parque Tecnológico
Com a construção do Parque Tecnológico, Maringá pode se tornar um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico, criando oportunidades para a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Além disso, o parque pode ser um importante pilar para o crescimento econômico da região, criando empregos e estimulando o desenvolvimento industrial.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo