Reconhecer os sinais de má índole em alguém antes de conhecer melhor pode evitar relacionamentos desastrosos no futuro.
William Shakespeare cunhou uma expressão popular que resume a complexidade da vida: ‘a teia da nossa vida é formada por um fio mesclado, o bem e o mal juntos’. Isso significa que todos nós somos capazes de ser bons e maus, e até mesmo as pessoas boas podem cometer atos ruins. Pessoas boas são aquelas que demonstram bom coração e boas intenções, mas, ocasionalmente, podem ser levadas a agir de forma contrária a seus próprios princípios.
Infelizmente, existem indivíduos que, ao contrário das pessoas boas, têm um ‘fio do mal’ mais presente em suas ações, apesar de parecerem bons. Essas pessoas podem usar suas habilidades ou oportunidades para prejudicar os outros, agindo de forma mau. A coexistência do bem e do mal dentro de cada pessoa é um tema recorrente na filosofia e na literatura, e Shakespeare foi um dos principais expoentes dessa ideia.
Comportamentos que Indicam que Alguém Não É Tão Boa
Existem certos comportamentos sutis que podem dar pistas sobre a verdadeira natureza de alguém. Embora seja importante não julgar alguém com base em um único fato, há alguns sinais que podem indicar que alguém não é tão boa quanto parece.
Erros e Falhas: Um Sinal de Humildade
Uma pessoa boa reconhece que está errada e não está sempre certa. Reconhecer os próprios erros é uma demonstração de humildade e capacidade de aprender com elas, enquanto acreditar que está sempre certa pode ser um sintoma de falta de humildade e incapacidade de admitir falhas. Isso pode dificultar conversas abertas e honestas com outras pessoas.
Ações e Palavras: Um Indicador de Caráter
O comportamento de alguém é mais confiável do que suas palavras. Se há uma grande diferença entre o que uma pessoa faz e o que ela diz, especialmente se suas ações são ruins e suas palavras estão cheias de elogios e palavras doces, é provável que ela não seja tão boa quanto parece. Uma boa pessoa entende a importância de ser autêntica e ter integridade.
Gratidão: Um Sinal de Bondade
Pessoas genuinamente boas reconhecem o valor da gratidão e demonstram-na sem hesitar. Elas agradecem por pequenos gestos, detalhes ou ajuda, reconhecendo o esforço e trabalho dos outros. Alguém que não demonstra gratidão está focado em suas próprias necessidades e desejos, ignorando a bondade ao seu redor.
Comportamento Imprévisível e Inconstante
Pessoas muito inconstantes e imprevisíveis podem gerar desconfiança. Esse traço está associado ao narcisismo, que é caracterizado pela tríade sombria da personalidade. Segundo a Dra. Marisa Navarro, ‘o transtorno narcisista sempre vem acompanhado de traços de maldade’.
Uso de Manipulação
Alguém que se aproxima de você apenas quando precisa de algo pode estar usando a inteligência emocional para manipular os outros. Segundo Matt Abrahams, professor de comportamento organizacional da Universidade de Stanford, ‘pessoas com maior inteligência emocional tendem a ser mais persuasivas, o que nem sempre é algo positivo’. Essas pessoas sabem exatamente o que dizer e como agir para que os outros façam o que elas querem.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo