Peritos da PF identificam vestígios e capturam imagens 3D da área para entender a dinâmica do ataque e possível uso de explosivos.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo já identificou as cápsulas de dinamite usadas nas explosões. De acordo com a PF, uma equipe de peritos criminais será enviada para o local para coletar provas e realizar a reconstrução do cenário das explosões.
A investigação da PF será liderada por peritos criminais com experiência em explosivos e estratégias de reconstrução de cenas de crime, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias das explosões. A PF também trabalhará em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e outras autoridades para coletar informações e testemunhos. A investigação é considerada uma prioridade para a PF.
Polícia Federal Abre Inquérito Para Investigar Explosões No STF
Entre os primeiros procedimentos que os peritos da Polícia Federal devem realizar no local estão a identificação de todos os vestígios, bem como a reconstrução das imagens da área com ferramentas tecnológicas 3D a fim de compreender, em detalhes, a dinâmica do ataque, que teve como resultado explosivos detonados em um carro estacionado no anexo 4 da Câmara dos Deputados, próximo ao Supremo Tribunal Federal.
Os peritos criminais da Polícia Federal atuarão nas investigações das explosões, com o apoio de especialistas em perícias de locais de crime e bombas e explosivos, oriundos do Instituto Nacional de Criminalística (INC), que foram acionados logo após a ocorrência. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso.
Os vestígios coletados serão posteriormente analisados para identificar e confirmar o tipo de explosivo utilizado, a possível origem e outras evidências que possam indicar se a ação foi planejada e se teve participação individual ou em grupo. A Polícia Federal irá também investigar se houve participação de outros indivíduos no ataque.
Em uma postagem nas redes sociais, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse ter certeza que a Polícia Federal irá esclarecer o caso. Ele afirmou que a perícia irá confirmar que o carro com os explosivos pertence a um candidato a vereador do PL de SC, e que ele provavelmente esteve na Câmara, ainda não sabendo em quais gabinetes visitou.
A explosão ocorreu por volta das 19h30, e houve e explosão de artefatos no corpo do autor do ataque, em frente à sede do Supremo. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República destacou que a Polícia Federal irá responder a várias perguntas, como quando e como o autor do ataque veio de SC, se ele estava sozinho ou acompanhado, e onde ele estava hospedado.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo