A prática de pilates é completa, principalmente para o trabalhar a força, o que possibilita o ganho de massa muscular.
O pilates é uma prática que trabalha a força e pode contribuir para o ganho de músculo. Isso ocorre porque o método pressupõe o exercício de diversos músculos e age de forma que permite a construção de músculo de forma eficaz e sustentada. Isso quer dizer que em vez de apenas focar em uma área específica, o pilates obra como uma atividade completa que contribui para o desenvolvimento de todos os músculos.
No entanto, o pilates também pode ser uma prática de força que contribui para o ganho de massa, desde que seja feita corretamente e com o devido cuidado. Para isso, é importante conhecer bem a massa do corpo e focar em trabalhar os músculos sem deixar de lado a massa que você tem, ou seja, sem ficar com a ideia de querer ganhar massa muscular de uma forma menos natural. Com clareza, o uso de músculo e a contribuição do mesmo para a força e a massa do corpo é determinante no resultado desse treinamento.
Entendendo o pilates e a musculação
A busca por um corpo forte e saudável levou muitas pessoas a comparar os benefícios do pilates e da musculação. Para começar, é fundamental entender o que cada método oferece. A musculação é conhecida por proporcionar ganhos significativos de força e massa muscular, utilizando pesos e equipamentos específicos. No entanto, o pilates é um método de exercício completo que trabalha a mobilidade articular, flexibilidade, força e controle motor, equilíbrio e consciência corporal.
Benefícios do pilates
Ele é mais do que apenas um método de exercício, é uma prática que trabalha diferentes objetivos para diferentes pessoas. A fisioterapeuta Barbara de Araújo, especializada em ortopedia e esportes, destaca que o pilates pode fortalecer os músculos, mesmo que não se concentre exclusivamente no ganho de massa muscular. ‘Dependendo das alavancas e da forma como o exercício é realizado, existe, sim, um ganho de força. Isso através dos acessórios e molas presentes dentro dos aparelhos do estúdio que nos dão a resistência e permitem o ganho de massa muscular’, explica.
Força e resistência
No entanto, para Barbara, o volume de massa muscular ganho em outros exercícios que trabalham a hipertrofia não pode ser comparado com os resultados do método. ‘O princípio básico do pilates é que se trabalhe uma quantidade menor de movimentos, com mais precisão e mais controle. Para ganho de hipertrofia, sabemos que é preciso fazer o exercício até a falha e, de preferência, com cargas mais altas’, explica. A fisioterapeuta afirma que, para resultados significativos em questão de ganho de massa muscular, é indicado praticar no mínimo duas vezes na semana. ‘Se você combina o pilates com outros métodos de ganho de força, pode até diminuir para uma, mas os estudos mostram que é preciso pelo menos duas, de preferência, três vezes por semana de estímulo muscular’, orienta.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo