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Rede social indiana encerra operações no Brasil após compra do Twitter por Elon Musk, citando ambiente de financiamento ruim.
A Plataforma Koo vai encerrar suas atividades. A rede social indiana, que ganhou destaque no Brasil após a aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk, divulgou que encerrará suas operações globalmente nesta quarta-feira (3). A empresa justificou que o encerramento se deu ‘devido a um cenário de financiamento desfavorável’ e expressou gratidão aos brasileiros: ‘Nós apreciamos vocês’.
Com o fim da Plataforma Koo, os usuários terão que buscar por outras alternativas no mundo das redes sociais. A decisão de encerrar a plataforma surpreendeu muitos, mas a empresa enfatizou que é necessário seguir em frente diante dos desafios enfrentados. A comunidade virtual terá que se adaptar a essa mudança e explorar novas opções disponíveis no mercado.
Plataforma Koo: Uma História de Sucesso e Controvérsias
‘Não se preocupe. Sempre teremos boas lembranças um do outro. Interagir com sua positividade, por mais curta que tenha sido, foi um romance que sempre valorizaremos’, declarou o Koo em um comunicado recente. A plataforma Koo afirmou ter ultrapassado a marca de 60 milhões de downloads e contava com aproximadamente 8 mil perfis VIPs, destinados a influenciadores, além de 100 contas de veículos de comunicação.
Infelizmente, gerenciar uma rede social implica em custos significativos nos primeiros anos, antes que ela se torne rentável. A empresa revelou: ‘Temos buscado levantar fundos nos últimos dois anos, porém o mercado de financiamentos tornou-se desafiador, não apenas para o Koo, mas para inúmeras startups’. A jornada do Koo teve início em 2020, mas foi em novembro de 2022 que chamou a atenção dos brasileiros.
Nesse período, muitos indivíduos buscavam alternativas ao Twitter, devido à percepção de que, sob a liderança de Elon Musk, a moderação de conteúdo poderia ser flexibilizada. O Koo, com sua proposta semelhante e um trocadilho involuntário em sua marca, conquistou a simpatia dos usuários no Brasil: em apenas uma semana, o aplicativo da rede social foi baixado por 2 milhões de pessoas no país.
Contudo, na Índia, a plataforma Koo se viu envolta em controvérsias, sendo acusada de promover campanhas governamentais e de não agir de forma adequada contra discursos de ódio, em meio a uma disputa entre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o Twitter. Modi ordenou que o Twitter suspendesse contas de agricultores contrários às políticas do governo, o que gerou um embate entre o governo e a empresa.
Insatisfeitos com as ações do Twitter, membros do governo Modi e celebridades de extrema-direita migraram em massa para o Koo, atraindo milhões de seguidores indianos. A polarização religiosa no país, frequentemente marcada por tensões, intensificou os discursos de ódio no Koo, assim como em outras plataformas, como o Facebook. O Koo foi criticado por supostamente veicular propaganda governamental e por não combater de forma eficaz os discursos de ódio direcionados aos muçulmanos.
Fonte: © G1 – Tecnologia
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