Elaboração de edital com diretrizes para aquisição de obras literárias que promovam a diversidade cultural em escolas e bibliotecas públicas e comunitárias de ensino fundamental e médio, fundamental e médio, de jovens e adultos e escolas de ensino.
O Ministério da Educação (MEC) — por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) — promoveu, na última quarta-feira, uma reunião técnica para discutir a distribuição de recursos para o PNLD Literário Equidade, relativo ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo da discussão foi apresentar o esboço inicial do edital, visando dar transparência aos interessados.
Na ocasião, o grupo de trabalho do PNLD compartilhou detalhes sobre o processo de seleção de livros e materiais, com foco na equidade entre as escolas públicas do país. A equipe informou que, com o PNLD Literário Equidade, o governo busca garantir que todos os alunos tenham acesso a conteúdo didático de qualidade, independente do local onde estudam.
Desenvolvimento da Educação Brasileira com PNLD: Liberdade de Escolha e Acessibilidade
O edital do PNLD, um marco na história do desenvolvimento da educação, versa sobre a aquisição de obras literárias que promovam a equidade educacional e a diversidade cultural para o acervo de escolas de ensino fundamental e médio, bem como para a educação de jovens e adultos (EJA), e bibliotecas públicas e comunitárias.
Com a contribuição de educadores e especialistas, o MEC e o FNDE buscam impulsionar a aquisição de livros que reflitam a pluralidade da sociedade brasileira do ponto de vista de temas e autores, promovendo a inclusão no acesso ao livro literário. Essa abordagem visa superar a falta de representação de temas e autores diversos em livros didáticos comunitários e escolares.
A coordenadora-geral de Materiais Didáticos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Raphaella Cantarino, destacou que, em editais anteriores, os materiais literários não eram contemplados, o que dificultava um foco específico na equidade educacional. A divisão em categorias facilita a avaliação e o planejamento pedagógico, garantindo um processo completo com início, meio e fim bem definidos, como observou Raphaella.
A coordenadora de Materiais Didáticos do MEC, Jaqueline Melo, ressaltou que o momento é um marco significativo para o desenvolvimento de recursos literários que atendam às demandas de equidade educacional em todo o país. Ela enfatizou que o edital representa um avanço importante no PNLD, promovendo a inclusão de materiais didáticos que atendam às necessidades de equidade educacional.
A coordenadora-geral do PNLD no FNDE, Nadja Cézar, destacou a relevância do tema: Falar em equidade é algo que nos alegra, pois vemos um esforço coletivo em buscar justiça e atender à sociedade como um todo. Com muito entusiasmo, iniciamos os trabalhos, agradecendo a presença de todos e reforçando o compromisso do FNDE e do Ministério da Educação com a inclusão. Queremos hoje apresentar as linhas gerais desse edital em construção e ouvir as contribuições para moldá-lo.
Fonte: © MEC GOV.br
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