ouça este conteúdo
Seleções da Euro 2024 têm mais de um escudo em seus uniformes: guardam curiosidades. I vermelho, II branco, detalhes que se destacam.
Por trás das camisas, algumas seleções que participam da Eurocopa 2024 guardam interessantes. A Eurocopa é um dos maiores eventos de futebol do mundo, reunindo as melhores equipes do continente em uma competição emocionante.
Além dos talentosos jogadores que vestem as camisas de suas seleções, os escudos também carregam histórias fascinantes. Cada seleção tem um escudo único, representando a identidade e a tradição do país. Durante a Eurocopa, esses escudos se tornam símbolos de orgulho nacional e paixão pelo futebol.
Eurocopa: Seleções e seus Escudos
Entre as equipes participantes da Eurocopa, destaca-se a já praticamente eliminada Hungria, que entra em campo neste domingo (23), às 16h (de Brasília), na Mercedes-Benz Arena, em Stuttugart, em busca de uma vitória ‘de honra’, diante da Escócia, no grupo A. Tanto no uniforme I (vermelho) quanto no II (branco), a seleção húngara veste camisas com um detalhe que destoa em relação à boa parte dos demais 23 participantes: a presença de dois escudos. Sendo um do lado direito, e outro no esquerdo, ambos no peito. E existe uma explicação – mais simples do que parece – para isso. À direita, está estampado o escudo da Federação Húngara de Futebol (MLSZ, na sigla em húngaro). Do outro lado, a representação é do brasão de armas da Hungria. Os dois escudos são bem parecidos, com o desenho de uma cruz à direita e de listras na horizontal à esquerda. E os símbolos também possuem uma explicação. As listras representam as tribos que guardam a Bacia dos Cárpatos, uma das maiores cadeias montanhosas de toda a Europa, em 894. Já a cruz seria entregue pelo Papa Silvestre II ao antigo rei da Hungria Santo Estevão I, no ano 1000. Abaixo, também são representadas três montanhas: Fátra, Mátra e Tátra. Acima do escudo da federação do país ainda está a Santa Coroa Húngara. E todos esses elementos também têm uma intenção por trás: representar o patriotismo do povo da Hungria.
Eurocopa: Curiosidades nos Uniformes
Suíça e Eslováquia seguem a mesma tendência da Hungria em relação aos escudos em seus uniformes. Também no grupo A e responsável pelo primeiro revés dos húngaros na Euro, a Suíça é mais uma seleção que utiliza dois escudos nos seus uniformes. No lado direito do peito está posicionada a bandeira da Suíça, em formato quadrado e com a presença da cruz grega na cor branca, centralizada. Já à esquerda, o uniforme tem estampado o escudo da Federação Suíça de Futebol, que traz duas siglas: SFV e ASF, que representam as três línguas faladas no país: SFV (alemão) e ASF (francês e italiano). A terceira e última seleção desta Eurocopa que também segue a mesma tendência é a Eslováquia, que está no grupo E. Ao centro está presente o escudo da SFZ, a Associação Eslovaca de Futebol, que imita o desenho de uma bola de futebol, com o brasão de armas do país no meio. Já à direita, está o próprio brasão de armas da Eslováquia, composto por uma cruz dupla de prata, elevada sobre o pico médio de uma montanha azul escura. O mesmo também está presente na bandeira do país. Inclusive, o desenho se assemelha ao do brasão de armas húngaro, já que o território eslovaco já foi incorporado ao reino da Hungria ao longo da história. Este mesmo brasão também está presente no rondó da Força Aérea do país.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo