Resultados do processo seletivo de 2025 estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O resultado da primeira chamada do Prouni, programa criado para garantir a inclusão de estudantes de baixa renda na universidade, será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em breve. De acordo com as informações oficiais, o resultado da primeira chamada do Prouni, referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025, será publicado às 18h (horário de Brasília) de terça-feira, 4 de fevereiro.
Para conferir o resultado do Prouni, os inscritos deverão acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior, o Programa Universidade para Todos vem melhorando a inclusão de estudantes em universidades públicas e particulares. Com a divulgação do resultado da primeira chamada do Prouni, os estudantes poderão saber se foram aprovados ou não nas instituições de ensino.
Prouni: mais de 338 mil bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país
Em sua edição atual, o Programa Universidade para Todos oferece uma quantidade expressiva de bolsas de estudo, alcançando um total de 338.444 vagas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas distribuídas por todo o território nacional. Dentre essas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 seguem o modelo parcial. Essa vasta oferta visa democratizar o acesso ao ensino superior e atender às necessidades de formação de candidatos de diferentes regiões do país.
Prazo para entrega da documentação da primeira chamada do Prouni 2025
O prazo para entrega da documentação necessária para candidatos que desejam participar da primeira chamada do Prouni 2025 foi estabelecido entre os dias 4 e 17 de fevereiro, conforme o Edital nº 2/2025. Os interessados podem escolher entre encaminhar a documentação pessoalmente à instituição de educação superior ou realizar o envio por meio virtual/eletrônico. Para o caso de não ser possível o envio virtual, a instituição deve disponibilizar um campo específico na sua página na internet para o encaminhamento. Em situações onde o envio eletrônico não seja possível, a instituição informará os colaboradores que poderão receber a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso onde houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição.
20 anos do Prouni: um programas que transforma vidas
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) tem como objetivo principal oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e está aberto a estudantes sem diploma de nível superior. Em 2025, o Prouni completa 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024, o que evidencia seu impacto duradouro na vida de milhões de brasileiros. Ao longo destas duas décadas, o programa tem se destacado por seu compromisso com a igualdade de oportunidades, com mulheres (56%) e negros (55%) formando a maioria entre os beneficiários. Além disso, o Censo da Educação Superior de 2023 revelou que 58% dos participantes do Prouni concluíram a graduação, enquanto a taxa de conclusão entre os estudantes que não participam do programa é de apenas 36%. Esse dado ressalta o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo