Edição do programa oferece bolsas para cursinhos preparatórios do Exame Nacional do Ensino Médio, 1ª chamada, para ensino médio completo em todas tecnologias.
O Ministério da Educação (MEC) está prestes a divulgar os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025. Em menos de 24 horas, às 18h, a lista de pré-selecionados na 1ª chamada será disponibilizada no site https://acessounico.mec.gov.br/prouni.
É uma data importante para os estudantes que se inscreveram no Prouni e estão ansiosos para saber se foram pré-selecionados para as universidades públicas. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais critérios para a seleção, juntamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e outros fatores. Com o Programa Universidade Para Todos, o governo busca democratizar o acesso à educação superior, fornecendo bolsas de estudos para os estudantes mais necessitados.
Entenda como o Prouni pode mudar a sua vida
O Prouni é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais para estudantes queiram estudar em instituições de ensino privadas. Esse programa é uma oportunidade incrível para aqueles que desejam estudar sem se preocupar com a carga financeira. Nesta edição, o Prouni oferece mais de 338 mil vagas para estudantes de todas as regiões do Brasil.
Se você quer ser um beneficiário do Prouni, é preciso conhecer os requisitos
Para se inscrever no Prouni, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024, com uma média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso atender aos critérios de renda e outros requisitos específicos. Não se esqueça de que o Prouni é uma oportunidade para aqueles que realmente precisam e merecem uma chance de estudar em uma instituição de ensino de qualidade.
Entenda o processo de seleção do Prouni
O processo de seleção do Prouni é complexo e envolve uma série de passos. O candidato pré-selecionado ainda não é considerado o ‘dono’ da vaga e precisa comprovar suas informações pessoais e outros documentos. Se não houver formação de turma, o aluno perderá a vaga e poderá tentar participar da segunda chamada e da lista de espera.
Datas importantes do Prouni 2025
O prazo para inscrição no Prouni 2025 foi recentemente encerrado, mas é importante lembrar que o programa oferece uma segunda chamada e uma lista de espera para aqueles que não foram selecionados na primeira chamada. As datas importantes para o Prouni 2025 do 1º semestre são:
* 4 de fevereiro: resultado da primeira chamada
* 28 de fevereiro: resultado da segunda chamada
* 26 e 27 de março: manifestação de interesse na lista de espera
* 1º de abril: resultado da lista de espera
Todos os detalhes sobre o Prouni 2025
O Prouni 2025 oferece um total de 338.444 bolsas, sendo 203.539 integrais (100%) e 134.905 parciais (50%). O programa é uma oportunidade incrível para aqueles que desejam estudar em instituições de ensino privadas sem se preocupar com a carga financeira.
Quais são os critérios de desempate no Prouni
No caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos é determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
* Maior nota na prova de redação
* Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias
* Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias
* Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias
* Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias
Cotas no Prouni: direitos de todos
O Prouni oferece bolsas reservadas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A quantidade de vagas de cotas é equivalente à porcentagem que cada grupo representa na população do estado, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os cotistas têm ainda de, obrigatoriamente, se encaixar nos demais critérios de exigência do Prouni.
Quais são os requisitos para se inscrever no Prouni 2025?
Além dos critérios relacionados ao Enem, é preciso também:
* Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
* Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral.
* Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.
* Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista.
* Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo