Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências apoiará tecnicamente secretarias de educação na formulação de estratégias de conjuntos esforços para melhorar anos finais do ensino fundamental por meio de cooperação interfederativa.
Em uma definição ampla, a educação é um fator crucial na formação e desenvolvimento das pessoas, influenciando a sociedade e a economia de um país. O Brasil, assim como muitos outros países, reconhece a importância da educação em diferentes níveis, desde a educação básica até a educação superior e a educação de adultos.
Recentemente, o Ministério da educação (MEC) publicou a Portaria SEB/MEC nº 95/2024, que estabelece o funcionamento da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências (Renapea). Esse programa visa aprimorar a educação em áreas específicas, como a adolescência, utilizando uma rede de articuladores que trabalham em parceria com as escolas e outras entidades. A implementação desse programa poderá ocorrer ao longo de anos, e sua eficácia pode ser observada nos anos finais.
Reforçando a Educação: Estratégias para os Anos Finais do Ensino Fundamental
A rede de apoio à educação, com foco nos anos finais do ensino fundamental, tem papel fundamental na melhoria da qualidade educacional. Essa rede técnica apoia secretarias de educação em todo o Brasil na elaboração de estratégias, projetos e ações para melhorar a educação nos finais do ensino fundamental. A portaria que criou essa rede descreve suas atribuições, composição e funcionamento, destacando sua importância na governança da Escola das Adolescências.
Um Esforço Conjunto para Melhoria da Educação
A rede, com caráter consultivo e de assessoramento, auxilia o Ministério da Educação (MEC) em sua missão de engajar, mobilizar, coordenar e articular os agentes implementadores para realizar as estratégias e objetivos do programa em diferentes territórios e sistemas de ensino. Essa colaboração é essencial para alcançar os objetivos do Programa Escola das Adolescências, que visa melhorar a qualidade da educação e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Construção de uma Proposta Integradora
O Escola das Adolescências é um programa de fortalecimento para os anos finais do ensino fundamental, resultado de uma ação conjunta entre o MEC e as secretarias estaduais, municipais e distrital de educação. A rede é composta por representantes do MEC e articuladores dos entes subnacionais, com o objetivo de construir uma proposta integradora que promova o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Alcance dos Resultados e a Cooperação Interfederativa
A coordenadora-geral de Ensino Fundamental da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB, Tereza Farias, destaca a importância da cooperação interfederativa na realização dos objetivos do programa. A rede de apoio à educação tem sido fundamental para o sucesso do Escola das Adolescências, com o apoio de 17.639 escolas e 3.876 redes de ensino, além de 2,3 milhões de adolescentes dos anos finais.
Funções dos Articuladores e Atribuições
Os articuladores têm atribuições específicas, incluindo apoiar secretarias de educação, planejar projetos e programas, monitorar e avaliar ações, e subsidiar gestores na integração e articulação das estratégias do programa. Essas funções são fundamentais para o sucesso do Escola das Adolescências e a melhoria da qualidade educacional nos anos finais do ensino fundamental.
Objetivo e Realização do Programa Escola das Adolescências
O objetivo do Programa Escola das Adolescências é construir uma proposta para a etapa que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil, promova um espaço acolhedor e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes. A realização desse programa é um esforço conjunto entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br
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