Julio Mottin Neto, CEO, compartilha estratégia do grupo de farmácias para avançar no mercado de plataformas de self-service, competindo com empresas de grande porte como Amazon, RD Saúde e varejistas como Mercado Livre e Magalu, e expandindo seu segmento de mídia tradicional.
A Panvel, uma das primeiras redes de farmácias do Brasil, inaugurou seu primeiro ponto de atendimento em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e se destacou como uma das primeiras a explorar o retail por meio de canais digitais e marcas próprias.
A empresa se estabeleceu como uma das principais referências no setor de saúde, explorando o retail como uma via de crescimento. O varejo foi uma das estratégias mais importantes, pois permitiu que a Panvel se expandisse em todo o país, alcançando um público cada vez mais diversificado. O segmento de atendimento também foi uma prioridade, com a empresa desenvolvendo estratégias de marketing e publicidade adequadas para cada público-alvo, alcançando assim um retail cada vez mais personalizado e antenado às necessidades dos clientes.
O Futuro do Retail: Panvel Abre Portas para o Retail Media
Após consolidar seus casos de sucesso, o grupo Panvel, que também abriga a Dimed Distribuidora e o laboratório Lifar, está prestes a dar um grande salto para frente em um novo balcão, que promete revolucionar o varejo: o retail media, segmento que, no Brasil, tem a RD (Raia Drogasil) como precursora entre as farmácias de grande porte. ‘Eu estou há 28 anos no varejo e, desde então, escuto que o varejo é mídia‘, afirma Julio Mottin Neto, CEO do grupo Panvel, ‘E agora virou mídia mesmo. Quando se tem 7 milhões de acessos nas suas plataformas digitais, isso é audiência.’ Com esse volume de acessos mensais em seu site e aplicativo, a Panvel decidiu investir na estruturação de um braço dedicado a essa vertente, há cerca de um ano. Atualmente, o time da área, que tem perspectivas de expansão, já conta com 15 profissionais experientes.
O Poder da Audiência Digital
A audiência digital foi um dos principais motores da criação da unidade de retail media da Panvel. Com 15 profissionais habilidosos trabalhando nessa área, o grupo pretende explorar ao máximo o potencial dessa audiência. Em 2024, a rede realizou um projeto-piloto com a instalação de duas telas de mídia – uma no balcão e outra no check-out – em 20 de suas unidades no Rio Grande do Sul. Agora, o plano é começar a escalar esse piloto e chegar a 100 lojas com displays até o fim do primeiro semestre de 2025, incluindo Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A RD (Raia Drogasil) já andou muito rapidamente nesse caminho, mas a Panvel está tendo uma procura muito grande, afirma Neto. ‘E, nesse caso, acho que vamos extrapolar a fronteira dos fornecedores do setor para outros segmentos, como empresas de viagens e hotéis.’ Esse projeto reforça o portfólio da Panvel nesse novo espaço, que, atualmente, é mais concentrado em uma plataforma ‘self-service’, na qual os anunciantes conseguem escolher e comprar mídia nos canais digitais do grupo.
A Nova Fronteira do Retail Media
A plataforma de retail media da Panvel permite que os anunciantes escolham e comprem mídia nos canais digitais do grupo, de banners a uma posição privilegiada na busca do app e do site da empresa. ‘Eles escolhem, por exemplo, os canais e o tipo de público. Um anúncio de fralda não vai aparecer para todo mundo’, afirma Neto. ‘É aí que está o furo da bala do retail media. Você consegue ir peneirando, em vez de espalhar chumbo.’ Essa plataforma já conta com mais de 20 empresas de grande porte como anunciantes, incluindo nomes como Unilever, Nestlé, Nivea e Sanofi.
O Futuro do Retail: Desafios e Oportunidades
A indústria percebeu que investir na mídia tradicional já não dá mais o mesmo retorno. E, na mídia digital, os preços estão subindo cada vez mais, diz Neto. ‘Então, o varejo está entrando para resolver esse problema. Com os dados do setor, a assertividade e o retorno aumentam, enquanto o custo cai.’ Como a operação ainda é recente, Julio Mottin Neto ressalta que esse braço ainda ‘não virou o ponteiro’ dentro do balanço do grupo, que faturou R$ 3,1 bilhões de janeiro a setembro deste ano. Mas a projeção é dobrar a receita da unidade entre 2024 e 2025, de R$ 10 milhões para R$ 20 milhões. Outros dados dão mais otimismo ao futuro do retail media, com a expectativa de que o setor continue a crescer e se expandir para novos segmentos.
Fonte: @ NEO FEED
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