Bruno Covas reeleito com 59,56% dos votos válidos, segundo Datafolha, na zona sul da capital paulista, onde fica o Clube Banespa.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 56 anos, conquistou mais um mandato na disputa pela Prefeitura de São Paulo, após ser reeleito neste domingo (27). Com 93,55% das urnas apuradas, Nunes lidera com 59,55% dos votos, enquanto o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) soma 40,45% dos votos.
Como candidato à reeleição, Ricardo Nunes enfrentou uma disputa acirrada, mas conseguiu manter a liderança ao longo da campanha. Com a vitória, Nunes se consolida como um dos principais nomes da política paulistana, e seu mandato como prefeito deve ser marcado por desafios e oportunidades para o desenvolvimento da cidade. A expectativa é que Nunes continue trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos.
Ricardo Nunes: O Prefeito que Conquistou a Cidade
Ricardo Nunes, o candidato apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas, conquistou a prefeitura da cidade com uma diferença de 19 pontos em relação ao seu adversário, Boulos. Com 93,55% das urnas apuradas, Nunes obteve 57% dos votos válidos, enquanto Boulos alcançou 43%. Essa vitória foi comemorada no Clube Banespa, na zona sul, com a presença de Tarcísio, Mello Araújo e a militância.
O filho de Bruno Covas, Tomas Covas, foi um dos que discursaram para comemorar a vitória de Nunes. A aliança entre o prefeito e o governador foi fundamental para a conquista da prefeitura, e tende a garantir o apoio do MDB em uma disputa presidencial, afastando o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Estratégia de Ricardo Nunes
Ricardo Nunes, o prefeito eleito, reforçou a execução de obras na cidade a partir de 2023, quando começou a pavimentar sua candidatura. Ele investiu na periferia, sobretudo em redutos que deram vitória à esquerda em eleições passadas. Sem uma marca forte da gestão, o recapeamento de ruas é uma das principais entregas de Nunes em três anos e meio de sua gestão.
O apoio de Tarcísio reforçou a campanha com a máquina estadual, e a parceria com o governador foi uma das principais bandeiras de Nunes durante a campanha. A aliança entre prefeito e governador foi selada com o processo de venda da Sabesp e o apoio incondicional do prefeito à privatização da companhia.
O Papel de Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo, foi fundamental para a vitória de Ricardo Nunes. Ele esteve presente quase que diariamente na campanha de Nunes, sobretudo no segundo turno, em caminhadas, cultos evangélicos, eventos com empresários e até mesmo na orientação política e treinamento do prefeito para debates. Foi um dos principais conselheiros de Nunes ao longo dos dois turnos.
O respaldo do governador tem sido divulgado pelo próprio prefeito e por seus aliados. ‘Tarcísio foi um gigante. Teve uma ação irrepreensível’, disse o advogado Fabio Wajngarten, ex-secretário de comunicação do governo Bolsonaro e um dos principais representantes do bolsonarismo na campanha de Nunes.
A Coligação de Ricardo Nunes
Ricardo Nunes contou com um ‘exército’ de vereadores e cabos eleitorais na cidade, com a maior coligação da disputa municipal, com 11 partidos (MDB, PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Mobiliza e União Brasil). Essa ampla aliança rendeu ao prefeito, no primeiro turno, a maior fatia do fundo eleitoral e 65% do total de votos válidos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo