ouça este conteúdo
© 2023: Secreção rosada, produzida via infecção de tuberculose pulmonar, acompanhada de sangue vermelho. Início do tratamento ao surgirem sintomas associados.
A secreção nasal é um fluido produzido pelo nariz, que pode surgir em decorrência de diversas condições, tais como alergias, resfriados ou gripes, resultando em uma secreção nasal transparente ou esbranquiçada. É importante observar que a coloração da secreção nasal pode variar, principalmente em casos de infecção, como sinusite ou rinite, podendo apresentar tonalidades amareladas ou esverdeadas.
Além disso, a presença de mucosidade no nariz pode indicar um processo inflamatório nas vias respiratórias, sendo fundamental buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Manter a hidratação e evitar ambientes com fumaça ou poluição são medidas que podem contribuir para aliviar os sintomas relacionados à secreção nasal e à mucosidade excessiva. secreção nasal
Secreção nasal: causas, sintomas e tratamento
A secreção nasal, também conhecida como catarro, é um sintoma comum que pode ser acompanhado de mucosidade. Além disso, o catarro também pode ser acompanhado de sangue, podendo ficar vermelho ou rosado. Independente da cor, é sempre aconselhado consultar um clínico geral ou um pneumologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, especialmente quando existem outros sintomas associados como febre, chiado ou sensação de falta de ar, por exemplo.
As principais causas para cada cor de catarro são:
1. Catarro verde ou amarelo: Estas cores normalmente surgem quando estão presentes neutrófilos nas vias aéreas, que são células de defesa do organismo que produzem uma proteína verde que é dissolvida no catarro, sendo que a cor varia de acordo com a quantidade da proteína. Desta forma, este tipo de catarro pode indicar uma infecção das vias respiratórias ou dos seios nasais, como sinusite ou pneumonia, por exemplo. Veja que outros sinais podem indicar uma infecção no pulmão. O que fazer: Deve-se consultar um pneumologista ou um clínico geral para identificar qual o tipo de infecção que está causando o catarro e iniciar o tratamento adequado.
2. Catarro com sangue ou vermelho: Quando surge sangue no catarro pode ser por diversas doenças desde pneumonia ou sinusite, até problemas mais sérios como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. É preciso consultar um pneumologista para fazer exames de diagnóstico, como raio X e cultura microbiológica a partir do escarro, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, que vai variar de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. A presença de sangue no catarro é um sinal de alerta e deve sempre ser avaliada por um médico.
3. Catarro branco ou cinza: Este tipo de catarro geralmente é sinal de uma inflamação das vias respiratórias superiores, muitas vezes por infecções virais, e que por isso não necessitam de tratamento com antibiótico. Além disso, tanto a gripe, quanto sinusite podem levar ao catarro com essa característica. Deve-se ingerir cerca de 2 litros de água por dia para ajudar a eliminar o catarro e, caso não surjam melhoras, deve-se consultar um clínico geral para iniciar o tratatamento adequado do problema que está causando o catarro. No caso da gripe, por exemplo, o tratamento normalmente é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo recomendado pelo médico o uso de Paracetamol ou Ibuprofeno.
Fonte: @ Tua Saude
Comentários sobre este artigo