Reunião com índios no MS sobre organização da Secretaria de Educação, Grupo de Trabalho e Políticas Escolares com professores e diretora.
Na quinta-feira, 11 de julho, o Ministério da Educação (MEC) – através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – promoveu, em Campo Grande (MS), um novo encontro de diálogo com as comunidades indígenas sobre a implementação da Universidade Indígena.
Esse evento foi mais um passo significativo rumo à concretização da Instituição de Ensino Indígena no Brasil, reforçando o compromisso com o Ensino Superior Indígena e a valorização da cultura e saberes tradicionais. A criação da Instituição Universitária Indígena representa um marco importante para a educação e a preservação da identidade dos povos originários do nosso país.
Universidade Indígena: Iniciativas e Desafios na Educação Superior
A Instituição de Ensino Indígena é uma realidade em constante evolução, fruto do empenho de diversos atores envolvidos. O Grupo de Trabalho, criado por meio da Portaria n° 350/2024, desempenha um papel fundamental nesse processo, visando subsidiar a criação e organização da Universidade Indígena.
Durante o Seminário inaugural, que teve início com um ritual do povo Guarani e Kaiowa, a presença de representantes indígenas e não indígenas foi marcante. A diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena da Secadi, Rosilene Tuxá, destacou a importância da Instituição Universitária Indígena na formação de docentes especializados nessa área.
Os professores indígenas, em busca de qualificação, têm recorrido a instituições privadas para atender às demandas curriculares. No entanto, a necessidade de uma Universidade Indígena pública e gratuita se faz cada vez mais evidente, visando garantir uma educação escolar indígena de qualidade.
Os Seminários promovidos pelo MEC representam um canal de diálogo essencial com os povos originários, abrangendo 12 estados brasileiros. O primeiro encontro, realizado em Salvador (BA), marcou o início dessa jornada de escuta e colaboração. O próximo evento está agendado para Recife (PE), reunindo representantes de diversos estados.
A criação de Universidades Indígenas e outras Instituições de Ensino Superior é uma demanda histórica dos povos indígenas, apresentada nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena. Essas instâncias representam a voz dos povos indígenas na formulação de políticas educacionais que promovam a qualidade do ensino.
A Universidade Indígena é mais do que uma instituição de ensino; é um espaço de resgate e valorização das culturas ancestrais, garantindo a participação ativa dos indígenas em todos os processos de construção e gestão. O caminho rumo a uma educação superior indígena de excelência passa pela concretização desse projeto visionário.
Fonte: © MEC GOV.br
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