Pesquisa sobre escolas em tempo integral conta com 74.794 estudantes, 10.821 professores, 575 gestores e educação básica.
O Ministério da Educação (MEC) no Brasil oferece oportunidades de desenvolvimento e crescimento para as escolas de ensino médio em tempo integral, contribuindo assim para a melhoria da educação no país. O resultado de tal programa demonstra o compromisso do governo com a qualidade do ensino médio, garantindo que os estudantes recebam uma educação de qualidade.
Com o objetivo de avaliar e aprimorar o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), o Ministério da Educação promoveu um seminário em 17 de dezembro, reunindo especialistas na área da educação. O evento reuniu 50 participantes, incluindo coordenadores e professores de escolas que participam do programa. A Secretaria de Educação Básica (SEB) realizou o evento no hotel Windsor, em Brasília (DF), visando compartir informações, discussões e resultados do programa. O programa EMTI auxilia escolas a financiar melhorias em infraestrutura, treinamento de professores e aquisição de equipamentos. As escolas que participam do programa são selecionadas com base em critérios como necessidade financeira e interesse em oferecer ensino médio em tempo integral. O programa visa aumentar a qualidade do ensino médio em tempo integral, melhorar a infraestrutura das escolas e promover o desenvolvimento de habilidades nos alunos. A avaliação é importante para identificar áreas de melhoria e ajustes necessários para garantir que o programa atinja seus objetivos. Além disso, a participação das escolas no programa contribui para a melhoria da educação no país, incentivando outros estabelecimentos a seguir em sua mesma direção.
Desafios do Ensino Médio Público No Brasil
O programa do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) foi avaliado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em uma abordagem quantitativa em 575 escolas e qualitativa em 20 escolas. A pesquisa buscou verificar se o programa está alcançando seus objetivos e contribuindo para o aprimoramento de seu desenho e gestão. Participaram do estudo 74.794 estudantes, 10.821 professores e 575 gestores escolares. A secretária da SEB, Kátia Schweickardt, destacou a importância dos professores, alunos e gestores educacionais para conhecerem o que a pesquisa revela sobre a realidade do ensino médio em tempo integral no país.
O ensino médio público brasileiro é formado por mais de 7 milhões de estudantes, e a força dele está na rede pública. A pesquisa mostra grandes desafios relacionados à infraestrutura e à organização curricular e pedagógica, que devem ser solucionados para tornar a escola mais significativa e para os aprendizados dialogarem com as expectativas e os projetos futuros dos estudantes. A pesquisa também mostra que as escolas em tempo integral têm um desafio maior da formação docente para lidar com uma carga horária diferenciada.
A secretária informou que, atualmente, 330 mil estudantes são beneficiados pelo EMTI em todo o país. Ela destacou que o programa não está falando de uma juventude única, mas de múltiplas juventudes no Brasil, que dialogam com múltiplos territórios. Mais de 75% dos seus estudantes do ensino médio são pretos e pardos. Se a escola não assume isso como um pressuposto, não há o que fazer para torná-la significativa.
Fonte: © MEC GOV.br
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