A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresentou ações de inovação desenvolvidas por 685 unidades em todo país, incluindo 100 novos campi em construção, com foco em infovias, estaduais, educação e pesquisa para o setor produtivo.
Com o objetivo de fortalecer a capacitação em tecnologia, o Ministério da Educação (MEC) foi um dos principais participantes da audiência pública ocorrida em 30 de outubro. O encontro visou debater o programa Conecta e Capacita, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o intuito de garantir a conectividade digital em todo o país.
A iniciativa do MCTI visa proporcionar ações de capacitação e oferecer soluções de conectividade digital para instituições de ensino. Somente em 2022, o programa Conecta e Capacita instalou 1.100 infovias estaduais e redes metropolitanas, beneficiando cerca de 1.100 instituições de ensino. Com esses avanços, o MEC trabalha em parceria com o MCTI para melhorar a infraestrutura digital nas escolas e garantir o acesso a ferramentas de ensino de qualidade.
Ampliando o Acesso à Capacitação Digital
O objetivo da iniciativa é expandir o alcance e a qualidade da conexão à internet nos ambientes de educação e pesquisa, com foco em comunidades mais vulneráveis economicamente. O debate foi organizado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal, que buscou discutir as potencialidades, os resultados parciais e os desafios do programa. Os resultados da audiência servirão como subsídio para a avaliação anual de políticas públicas, instituída pelo Senado em 2013, visando aprimorar o debate político e reforçar a função fiscalizadora do Senado.
A coordenadora-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcela Paes, representou o Ministério da Educação (MEC) na audiência, destacando as ações em andamento pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em sua exposição, Paes apresentou o mapa do Brasil com os locais onde estão instalados os institutos federais. ‘É fundamental unir esforços para alcançar um país mais desenvolvido, trazendo qualidade de vida e empregabilidade a todos os cantos do Brasil. Atualmente, contamos com 685 unidades da Rede Federal e 100 novas estarão implantadas’, ressaltou.
Segundo Paes, o MEC trabalha com três grandes frentes de inovação na educação profissional e tecnológica: iniciação científica, pesquisa e desenvolvimento, e empreendedorismo. ‘Todas essas ações estão sempre associadas à extensão para o atendimento à nossa comunidade. Temos também uma grande relação com a pesquisa. Nossos pesquisadores de todas as unidades desenvolvem pesquisas de ponta, por exemplo, nas áreas de tecnologia da informação, meio ambiente e educação’, disse. ‘Hoje, um dos nossos grandes desafios é conectar nossos estudantes e pesquisadores com o setor produtivo, prepará-los de fato para o mercado de trabalho e contribuir para que esses estudantes abram suas próprias empresas, startups e se desenvolvam com o protagonismo da tecnologia’, observou.
Para isso, a Rede Federal está realizando projetos em parceria com o setor produtivo e com empresas, informou a coordenadora. Participaram também da audiência pública Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Francilene Garcia, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI; e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Capacitação e Conexão: Pontos de Infraestrutura em Rede
Potencializando a Capacitação Digital
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica destaca a importância da cooperação e da inovação na educação profissional e tecnológica, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências para atender às demandas do mercado de trabalho e do setor produtivo. ‘É fundamental conectar nossos estudantes e pesquisadores com o setor produtivo, prepará-los de fato para o mercado de trabalho e contribuir para que esses estudantes abram suas próprias empresas, startups e se desenvolvam com o protagonismo da tecnologia’, enfatizou Marcela Paes.
A audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal teve como objetivo debater as potencialidades, os resultados parciais e os desafios do programa de capacitação digital. Os participantes destacaram a importância da conexão à internet nos ambientes de educação e pesquisa, especialmente em comunidades mais vulneráveis economicamente. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está trabalhando em parceria com o setor produtivo e com empresas para desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho.
A coordenadora-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Marcela Paes, destacou a importância da cooperação e da inovação na educação profissional e tecnológica, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências para atender às demandas do mercado de trabalho e do setor produtivo. A Rede Federal está implantando 100 novas unidades, com 685 unidades em funcionamento, e desenvolve projetos em parceria com o setor produtivo e com empresas para contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho.
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o Ministério da Educação (MEC) estão trabalhando para ampliar o acesso à capacitação digital e melhorar a qualidade da conexão à internet nos ambientes de educação e pesquisa, especialmente em comunidades mais vulneráveis economicamente. A capacitação digital é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências para atender às demandas do mercado de trabalho e do setor produtivo.
Fonte: © MEC GOV.br
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