Fluminense fracassa em casa e enfrenta queda de chances de permanência, enquanto Grêmio x Juventude é jogo crucial para afastar Z-4 e se aproximar do título.
Ao superar o Grêmio, o Palmeiras conseguiu sair da zona de risco e reaver o sentimento de oportunidade para conquistar o título de Campeão Brasileiro. A equipe, que vinha enfrentando dois resultados decepcionantes em sequência, empate com o Fortaleza e derrota para o Corinthians, conseguiu comemorar, pela primeira vez desde o Dérbi Paulista, uma vitória que, ao mesmo tempo, melhora suas chances de título.
Com essa oportunidade de retomar a liderança compartilhada, o Palmeiras tem agora uma chance real de vitória e de se aproximar da vitória contra o Botafogo, principal adversário, que atualmente ocupa o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro. Seu desempenho até o momento é promissor, e essa vitória sobre o Grêmio em casa demonstra a capacidade de se redimir e dar um golpe importante em seu caminho em direção ao título. Com essa vitória, a equipe está apenas quatro pontos atrás do Botafogo, e sua equipe se prepara para enfrentar o desafio da próxima partida.
Oportunidade para o Palmeiras buscar mais uma taça
Faltam apenas cinco jogos, mas ainda há a oportunidade de vitória direta na 36ª rodada, no Allianz Parque, que dá uma esperança extra para o atual bicampeão brasileiro buscar mais uma taça. A equipe do Palmeiras tem uma boa chance de se manter na luta pelo título, mas o resultado final depende de muitos fatores, incluindo o desempenho em casa e as chances de título.
Um tropeço inesperado marcou o sábado do líder Botafogo no Brasileirão 2024: empate sem gols frente ao Cuiabá, no Rio. O favoritismo segue ao lado do Alvinegro carioca, que viu suas possibilidades de ficar com o título caírem de 78,48% para 65,52%. A próxima rodada começa só depois da Data Fifa em 20 de novembro com jogos difíceis para os dois primeiros colocados.
O Botafogo vai encarar o Atlético-MG, na Arena MRV, que também será seu rival alguns dias depois na final da Libertadores. O Palmeiras, por sua vez, não terá vida fácil, pois pega o Bahia, em Salvador. Correndo por fora, com boa pontuação, está o Fortaleza, apenas cinco pontos atrás do líder. Sua subida foi pequena na projeção do título: saiu de 1,99% para 3,57%. O panorama pode mudar na próxima rodada se emendar o terceiro triunfo consecutivo.
O adversário da equipe cearense será o Fluminense, no Maracanã. As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.507 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.
Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.
Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada. Chances de permanência O Fluminense chegou ao terceiro jogo sem vencer no Brasileirão após ser derrotado pelo Inter, fora de casa.
A equipe tricolor tem apenas um ponto à frente do primeiro integrante do Z-4, o Bragantino, e piorou sua projeção de permanência na Série A de 82,64% para 76,97%. Seu próximo rival é o terceiro colocado Fortaleza e, apesar da dificuldade, esse duelo pode ser um ponto de virada para a equipe tricolor.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo