segunda-feira, 23 de junho de 2025
Nova Era Informa
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Noticias
  • Famosos
  • Esporte
  • Justiça
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Negócios
  • Dating
  • Educação
  • Finanças
  • Imóveis
  • Marketing
  • Noticias
  • Famosos
  • Esporte
  • Justiça
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Negócios
  • Dating
  • Educação
  • Finanças
  • Imóveis
  • Marketing
Nova Era Informa
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Tendências que movem a inovação na indústria de alimentos: sabores inovadores que conquistam o mercado.

Redação por Redação
15 de setembro de 2024
em Negócios
Leitura: 3 minutos
modas, preferências, gostos;

Picolés alcoólicos da Itália e wafer de pistache são produtos antenados em tendências para vender mais — Foto: Divulgação - Todos os direitos: @ PEGN

Share on FacebookShare on Twitter

Empresas do setor alimentício fazem pesquisas de tendências e estudos de qualidade para lançamentos de marcas e entender comunidades de geração.

No Brasil, as tendências culinárias são uma constante, e o pistache é o sabor do momento. É fácil encontrar produtos como bolos, sorvetes, bombons e biscoitos com o gosto desse fruto em mercados e lojas. Isso não é um acaso, pois as marcas de produtos alimentícios estão sempre em busca de novas tendências para agradar ao consumidor.

Antes do pistache, outros sabores estiveram em alta, como churros e banoffee, que foram as modas da última década. As marcas de produtos alimentícios estão sempre atentas às preferências e gostos do consumidor, e isso é o que determina as próximas tendências. O que é popular hoje pode não ser amanhã, e é por isso que as empresas precisam estar sempre inovando e se adaptando às mudanças no mercado.

Entendendo as Tendências no Varejo de Alimentação

As tendências são fundamentais para o sucesso no varejo de alimentação, afirma o professor de MBAs da FGV Roberto Kanter. Estudos de tendências são uma parte essencial da rotina das empresas do setor. Na Bauducco, por exemplo, discussões semanais são realizadas sobre novos produtos, que podem ter sido adquiridos em feiras internacionais, lançamentos de concorrentes ou protótipos desenvolvidos internamente.

A reunião semanal de qualidade e inovação é um momento importante para discutir as preferências e gostos dos consumidores. ‘Toda terça-feira, temos uma reunião de qualidade e inovação, com um produto na mesa’, conta o diretor de Marketing, Luís Fernando Ianinni. ‘A gente divide de forma aberta o gosto de cada um, se pergunta se faz sentido para a Bauducco.’ Essa abordagem permitiu que a empresa identificasse uma tendência no exterior, que é de um biscoito caramelizado com especiarias, e desenvolvesse o Bauducco Speculoos.

Artigos Relacionados

artes plásticas, artes visuais;

Arte que nasce na periferia vence Miami

8 de fevereiro de 2025
falecimento, óbito;

Cidade chora a morte de Claudinho do Sucolé, ambulante querido nas praias de Ipanema e Leblon

8 de fevereiro de 2025
trabalho doméstico, empregada doméstica, faxineira

50 anos de trabalho, uma vida de dedicação

7 de fevereiro de 2025
Santos, torcida, time, futebol, futebolístico, santista;

Quem são os MCs que estarão na apresentação do Santos em Neymar?

2 de fevereiro de 2025

A escuta de consumidores é outra fonte importante para as marcas. A Cacau Show, por exemplo, transformou um presente personalizado em um dos seus maiores sucessos após uma reação positiva nas redes sociais. ‘Em 2022, o Alê Costa, dono da Cacau Show, presenteou a Ticiane Pinheiro com um ovo de Páscoa de pistache exclusivo, pois sabia que ela gostava do sabor’, conta Lilian Rodrigues, diretora de Marketing. ‘Isso repercutiu tanto nas redes sociais que a gente fez pesquisa com franqueados e clientes, e todos iam reforçando que deveríamos vender.’

As Estratégias de Lançamentos das Empresas

As estratégias de lançamentos das empresas também são influenciadas pelas tendências. Existem três tipos de categorias de produtos: destino, generalista e atração, explica Kanter. ‘Destino é aquele produto pelo qual a marca é lembrada. Muitas vezes são 20% dos itens, mas representam 80% do faturamento.’ O produto generalista é o tradicional, para bater com o concorrente. E entre itens de uma categoria e outra, é preciso ter um conjunto de produtos atração, que é o inusitado e chama atenção.

O Kitkat é um exemplo de marca que segue essa tendência. A marca lançou lojas e quiosques onde são vendidos diretamente para o consumidor sabores exclusivos e disruptivos. ‘O chocolate ao leite continua existindo, mas o que faz o diferencial não é ele’, afirma Tatianna Perri, diretora de Marketing dos Chocolates Nestlé. A equipe faz reuniões de criação e ouve comunidades de geração Z para criar novidades.

As colaborações entre marcas, conhecidas como ‘colabs’, também são uma tendência no varejo de alimentação. ‘Esse movimento permite inovação rápida, ocupação de novos espaços de mercado, fortalecimento da marca, com boas associações, sinergia nos gastos de marketing e obtenção de dados sobre o comportamento dos consumidores’, afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de Tendências.

Fonte: @ PEGN

Tags: estudosreunião
CompartilheTweet
Anterior

Gabriel Magalhães faz gol e homenageia Depay após vitória do Arsenal: ‘Feliz por ele no Corinthians’

Próximo

Apple prepara lançamentos de outubro: novos Macs e iPads devem ser anunciados

Redação

Redação

O seu destino confiável para notícias precisas e imparciais, cobrindo os últimos acontecimentos do Brasil e além. Lançado em 2024, nos esforçamos para ser uma voz de confiança na mídia, oferecendo notícias 24 horas por dia para refletir a rica diversidade e o dinamismo do Brasil. Com um foco inabalável na verdade e na integridade jornalística, entregamos reportagens exclusivas e análises profundas. Onde a qualidade encontra a confiabilidade, mantendo você informado e engajado com o que realmente importa.

Comentários sobre este artigo

TOP DA SEMANA

colisão, queda, desastre, incidente
Famosos

Acidente aéreo: Veículo atingido por avião durante decolagem no Galeão fica destruído; veja imagens

por Redação
12 de fevereiro de 2025

Acidente aconteceu na noite desta terça-feira, na capital fluminense, com aeronave Boeing, na pista de decolagem, em busca de vítimas,...

Leia maisDetails

Ayrton Lucas busca primeiro gol contra o Botafogo no Rio de Janeiro

11 de fevereiro de 2025
carnaval, festa de rua, desfiles, parades, alta temporada, feriado prolongado;

Carnaval 2025: estratégias para empresas turísticas durante a temporada mais animada do ano.

11 de fevereiro de 2025
Facebook Twitter

INSTITUCIONAL

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Últimas Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Acidente aéreo: Veículo atingido por avião durante decolagem no Galeão fica destruído; veja imagens
  • Ayrton Lucas busca primeiro gol contra o Botafogo no Rio de Janeiro

CATEGORIAS

  • Dating
  • Educação
  • Esporte
  • Famosos
  • Finanças
  • Imóveis
  • Justiça
  • Marketing
  • Negócios
  • Noticias
  • Saúde
  • Tecnologia

© 2024 Nova Era Informa

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Noticias
  • Famosos
  • Esporte
  • Justiça
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Negócios
  • Dating
  • Educação
  • Finanças
  • Imóveis
  • Marketing