Lei obriga aplicativo a vender operações no país e proteger dados confidenciais para segurança nacional, decisão da Suprema Corte aplicável, mas decisão final será de Donald Trump.
A partir deste domingo (19), o TikTok pode deixar de existir nos Estados Unidos após a Suprema Corte aprovar uma nova lei sancionada pelo presidente americano Joe Biden em 2024. O governo americano alega que o aplicativo coleta dados confidenciais de cidadãos americanos, o que colocaria em risco a segurança nacional. O TikTok nega a acusação, afirmando que os dados são coletados e armazenados de forma segura.
A decisão da Suprema Corte pode levar a um banimento do TikTok nos EUA, afetando milhões de usuários que dependem da plataforma para se conectar com amigos, familiares e comunidades virtuais. Com o banimento, os usuários perderão acesso ao conteúdo criativo e entretenimento oferecido pelo aplicativo. Além disso, a plataforma é uma das principais redes sociais do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. O TikTok é uma ferramenta poderosa para a divulgação de conteúdo e pode ser usada para fins educacionais e de entretenimento. No entanto, a segurança dos dados é uma preocupação séria, e a decisão da Suprema Corte pode ter consequências significativas para o futuro da plataforma nos EUA.
Dados Confidenciais em Risco: A Batalha pelo TikTok nos EUA
A grande incógnita é o que acontecerá com o TikTok no país neste fim de semana, prazo final para que o aplicativo seja vendido para continuar operando nos Estados Unidos. A Casa Branca afirma que a decisão sobre a aplicação da lei recairá nas mãos de Donald Trump, que ainda não detalhou as medidas que tomará em relação à plataforma de aplicativos TikTok. O TikTok, por sua vez, já anunciou que será forçado a ficar fora do ar para os usuários dos Estados Unidos neste domingo (19) por conta da lei federal que exige a venda da operação do aplicativo no país.
Rede Social em Risco: A Decisão da Suprema Corte
A Suprema Corte dos EUA concluiu na sexta-feira (17) que a lei que força a venda do TikTok é válida e não viola a Primeira Emenda da Constituição, que protege a liberdade de expressão. O TikTok havia recorrido ao tribunal contestando a legislação. Com a decisão da Suprema Corte, o TikTok deve ficar indisponível para usuários dos EUA neste domingo, último dia completo de Biden como presidente.
Segurança Nacional em Risco: O Papel da China
O governo dos EUA alega que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos e que isso representa um risco à segurança nacional. O país teme que a China possa usar as informações de mais de 170 milhões de usuários americanos da plataforma para atividades de espionagem. A ByteDance, dona do TikTok, nega a acusação de coletar dados confidenciais.
Decisão do Presidente Eleito: O Futuro do TikTok
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sinalizou que pretende adiar a proibição do aplicativo no país. ‘A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado’, disse Trump, em entrevista à NBC. ‘Se eu decidir fazer isso, farei o anúncio na segunda-feira’, completou.
Consequências da Lei: O Que Significa para o TikTok
Se o TikTok não for vendido até o domingo (19), o aplicativo será banido no país, o que inclui a remoção das lojas de aplicativos e o bloqueio de atualizações. Especialistas indicam que, caso a situação não seja revertida e a rede social continuar fora do ar, o aplicativo não vai desaparecer dos celulares, mas não será mais possível baixá-lo em lojas como a Play Store, do Google, e a App Store, da Apple. Além disso, usuários nos EUA não receberão atualizações da plataforma, o que em algum momento fará o aplicativo apresentar falhas para seus usuários, segundo afirmou o Departamento de Justiça norte-americano no processo.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo