Guardiola teve seu pior desempenho na Premier League, com a chance de dar o fim a sua campanha levando em consideração a campanha do técnico espanhol.
A sequência negativa de Guardiola no Manchester City ultrapassou os sete jogos, e a avaliação geral é de que o desempenho do treinador não é dos melhores. Com uma sequência de sete jogos sem vencer, Pep Guardiola enfrenta desafios para melhorar a equipe.
Apesar de ter sido um dos principais nomes de Guardiola em sua longa carreira, a atual sequência negativa no Manchester City não está se tornando menos pronunciada. Com a equipe lutando para marcar gols, Pep também enfrenta críticas por sua estratégia de jogo, que muitos consideram ser um dos principais motivos para a sequência negativa.
Guardiola e o Desafio de Romper o ‘Pesadelo’ do City
Nesta quarta-feira (4), contra o Nottingham Forest, com transmissão ao vivo no Disney+, Guardiola terá a chance de dar fim a esse ‘pesadelo’ que acomete o City. Derrotado pelo Liverpool na última rodada, os Citizens estacionaram nos 23 pontos e deixaram o G-4 da Premier League. Desde outubro, quando venceu o Southampton em casa por 1 a 0, a equipe não sabe o que é pontuar na competição. Até aqui, a campanha tem 7 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. No entanto, a pergunta que faz surgir é: times dirigidos por Guardiola já tiveram um início tão negativo de campanha como o do City atual?
O histórico mostra que sim – e não faz tanto tempo assim. Campeão de seis das últimas sete edições da Premier League, o técnico espanhol, Pep, só não levantou a taça na temporada 2019/20, quando foi vice-campeão para o Liverpool. Mas na campanha seguinte (2020/21) protagonizou uma das maiores viradas da história na era dos pontos corridos na elite inglesa. Assim como agora, o City de Guardiola chegou à 14ª rodada com 23 pontos e em 6° na tabela. A diferença é que a distância para o Liverpool, que ocupava a liderança, era menor que a de hoje: 5 pontos.
Nos primeiros 13 jogos, foram 6 vitórias, com 5 empates e 2 derrotas. Apesar do primeiro terço de campeonato irregular, o City conseguiu uma reviravolta e embalou uma sequência de 15 vitórias, que fez o time disparar na tabela e assumir a liderança, abrindo 11 pontos para o segundo colocado, que à altura era o Manchester United. No fim das contas, os Citizens confirmaram o título com 86 pontos, 12 na frente do Liverpool, que foi vice.
E foram raras as vezes que o técnico espanhol somou menos do que 30 pontos nas primeiras 13 rodadas dos campeonatos nacionais, desde o início da carreira no Barcelona. Guardiola no Barcelona Em 2008, quando foi promovido a treinador do Barça, Pep somou 32 pontos no primeiro terço de LALIGA e terminou campeão com 87. Nas temporadas seguintes, a pontuação foi até maior, 33 e 34 pontos, respectivamente, e espanhol empilhou mais duas taças, passando dos 90 pontos nas duas campanhas.
Na única temporada em que não foi campeão, também a sua última, Guardiola conseguiu a sua menor pontuação no primeiro terço (31). No fim, o Real Madrid ficou com o título após somar 100 pontos, contra 91 do Barça. Guardiola no Bayern de Munique Já na Alemanha, onde a Bundesliga possui 34 rodadas por contar com 18 times, o espanhol foi tricampeão e com destaque para o desempenho nos primeiros 13 jogos. Na temporada de estreia (2013/14) foram 35 pontos somados, até então a sua maior pontuação neste recorte, e conquistou a salva de prata com 90 pontos na liderança.
Nas campanhas seguintes, somou 33 e 37 pontos, respectivamente, no primeiro terço do Campeonato Alemão, e terminou a temporada com 79 e 88 pontos, despedindo-se do território bávaro com um desempenho acima da média na liga nacional. Guardiola no City Há 9 temporadas na Inglaterra, o técnico espanhol aprendeu rapidamente como disputar a Premier League e liderar o City. Com um desempenho irregular até aqui, Guardiola terá a chance de dar um fim ao pesadelo do City e mostrar sua habilidade em reverter a situação.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo