De volta às TV, novela é reexibida e ator comenta carinho do personagem malandra da Globo, seu bordão icônico da telinha foi realmente do povo.
Paulo Betti é conhecido por interpretar personagens de personalidade forte, como o Timóteo de Tieta, uma das novelas mais lembradas do ator. A novela, que estreou em 1989, foi marcada por um Timóteo que se destacava por sua coragem e seu jeito de agir.
Além de Timóteo, outro personagem que ficou marcado na mente do público foi o Geraldo Espigão. Ele era conhecido por sua personalidade leve e sua capacidade de lidar com situações difíceis sem perder a calma. Com ele, a novela ganhou um tom humorístico que acabou se tornando um dos pontos altos da trama. Como em outras ocasiões, Paulo Betti novamente se destacou, mostrando sua versatilidade como ator.
Timóteo: o personagem icônico que marcou gerações de telespectadores
A volta do folhetim à telinha da Globo é o perfeito momento para relembrarmos o papel inesquecível de Timóteo, o malandra personagem interpretado pelo ator Paulo Betti. Divulgação: Globo Foto: Revista Malu
História de Timóteo
Na trama, Timóteo era o marido de Elisa (Tássia Camargo), e dono de uma loja de tecidos que herdou do pai. Quanto a Elisa, era uma boca do povo, conhecida por sua fé e honestidade. Quando solteiro, Timóteo levava uma vida boêmia e frequentava a Casa da Luz Vermelha, rotina que renunciou ao se casar, mas sua saúde cobrou uma conta: ficou fraco do estômago e, a cada situação complicada que enfrentava, tinha ataques que o faziam desmaiar.
Assim como sua mulher, era vagamente infeliz no casamento. Nostálgico, manteve um único vínculo com a vida de antes: continuou sendo um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse, junto a Osnar (José Mayer), Ascânio (Reginaldo Faria) e Amintas (Roberto Bonfim), que se reuniam no Bar do Crescente para torneios periódicos de bilhar.
Notícias relacionadas
Nutricionista lista 3 tipos de alimentos que reduzem o mau hálito
Musculação: quanto tempo demora para dar resultado?
Ana Paula Arósio retorna às telas em campanha publicitária representando grife brasileira
Personalidade única que volta à TV
Paulo analisa o sucesso do seu personagem e seu jeito único de falar.
‘O Timóteo era um personagem muito gracioso e com diversos bordões. ‘Nos trinques’, eu me lembro que pegou muito. O outro era ‘de jeito nenhum!’ O ator também recorda a repercussão do personagem na imprensa, na época em que Tieta foi exibida pela primeira vez.
‘O Timóteo marcou muito. Naquele verão, eu me lembro de os jornais falarem que foi o verão ‘nos trinques’. Eu tenho guardada uma revista que escreveu o verão nos trinques. E era o bordão do meu personagem, assim como o desejo dele ir para São Paulo, e o jeito dele falar ‘É lisa’ (nome da personagem de Tássia Camargo), que também virou bordão.’
Paulo Betti celebra a volta da novela à TV, e revela que ficou muito feliz com a notícia de que o folhetim seria exibido no Vale a Pena Ver de Novela.
Foi um trabalho muito importante para mim. Foi um momento muito intenso da carreira e eu tinha um envolvimento muito forte com o personagem, afirma.
Mais de Paulo Betti
Atualmente, o ator está focado em outros projetos. Um deles é sua peça teatral, Autobiografia Autorizada, e também a turnê com Os Mambembes, uma peça de teatro que percorre praças do Brasil.
‘A gente vai com o ônibus, é um projeto muito bonito, que tem, além de mim no elenco, Cláudia Abreu, Júlia Lemmertz, Deborah Evelyn, Orã Figueiredo, Leandro Santana e Caio Padilha’, conta.
Paralelo a isso, está em pré-venda o livro de Autobiografia Autorizada, que é o texto da peça. Ou seja, ainda há muito o que apreciar do trabalho de Paulo Betti, mas vale a pena voltar a acompanhá-lo como Timóteo, de segunda a sexta-feira, na telinha da Globo, logo depois da Sessão da Tarde.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo