Abalo sísmico no mar do Caribe fez cancelar alertas de tsunami em ilhas e países, afetando áreas à beira-mar e moradores próximos.
O terremoto aconteceu a cerca de 180 km ao norte das Ilhas Cayman, localização no mar do Caribe. A magnitude de 7,6 foi calculada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e é considerado muito forte. O fenômeno natural pode ter causado danos consideráveis naquela região.
Todo o abalo-térmico e o impacto-oceânico podem ter causado danos à costa, além da possibilidade de terremotos de onda-de-impacto. Além disso, a magnitude de 7,6 pode levar ao impacto-oceânico e a consequentes danos em ilhas e países vizinhos, a exemplo do abalo-térmico. É comum que o terremoto seja acompanhado por ondas-de-impacto.
Terremoto no Mar do Caribe: Alerta de Tsunami suspenso
Um terremoto ocorreu no meio do mar do Caribe no início da noite, 209 quilômetros ao sul de George Town, nas Ilhas Cayman, com uma profundidade de 10 quilômetros. O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA afirmou que não havia alerta de tsunami para o território continental dos Estados Unidos, mas emitiu um aviso de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas. Este aviso foi posteriormente cancelado.
O terremoto, com intensidade de 7,7 graus na escala Richter, atingiu o Mar do Caribe, gerando um abalo-térmico que fez com que as autoridades de Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas emitissem um alerta de tsunami, recomendando que os moradores da costa se deslocassem para áreas altas ‘acima de 20 metros de altitude e a 2 quilômetros do interior’. Este alerta também foi cancelado.
A gestão de riscos das Ilhas Cayman pediu aos moradores próximos à costa que se deslocassem para o interior e para áreas mais altas, alertando que eram esperadas ondas de 0,3 a 1 metro de altura. O governo das Ilhas Cayman mais tarde emitiu um comunicado de ‘tudo limpo’ em sua página no Facebook.
A governadora de Porto Rico, Jenniffer González Colón, disse em um comunicado que estava em contato com as agências de emergência após o aviso de tsunami, mas não recomendou que ninguém deixasse a costa. O disparo de alarmes na região noroeste de Porto Rico fez com que as pessoas saíssem das áreas costeiras e causou tráfego intenso, segundo a mídia local.
O governo da República Dominicana também emitiu um alerta de tsunami e recomendou que os moradores da costa se deslocassem para áreas altas ‘acima de 20 metros de altitude e a 2 quilômetros do interior’, mas também foi cancelado. As autoridades de Honduras informaram que não havia relatos de danos, mas pediram que seus moradores ficassem afastados das praias. Já o governo de Cuba pediu que as pessoas deixassem as áreas à beira-mar.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do governo dos EUA (NOAA) afirmou que ‘ondas de tsunami com alturas de 1 a 3 metros acima do nível da maré são possíveis em algumas costas de Cuba.’
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo