Startup da ShifT, grupo de aceleradoras da multinacional brasileira, desenvolve equipamento para redução de esforço em operadores, utilizando tecnologias com método de aquisição da MWM, fabricadas nas unidades fabris da Tupy no Brasil.
Uma nova tecnologia revolucionária está cheio de potencial para mudar a forma como os trabalhadores de diversas unidades operam em suas planta, algo que em muito breve se tornará um elemento essencial no dia a dia dos profissionais de diversas segmentos do mercado. O exoesqueleto é um equipamento que ajuda a reduzir a fadiga muscular e aumenta a produtividade em operações de alta intensidade, podendo ser usado em diversas operações que requerem um esforço físico constante.
Em seu empreendimento no setor de metalurgia, a multinacional brasileira Tupy decidiu utilizar exoesqueletos industriais para diminuir o esforço muscular da equipe. Essa solução, desenvolvida pela startup Exy, é a primeira a ser adotada no mercado. Contando com diversos componentes bem projetados e tecnologias avançadas, é possível a realização de operações com uso intensivo de força, com menos esforço e tempo, algo que pode trazer redução significativa nas lesões e permitindo que os operadores tenham uma aquisição mais segura de habilidades e conhecimento, contribuindo para uma maior eficiência nas actividades.
Exoesqueletos Industriais no Brasil: A Exy Desenvolve Tecnologias de Alta Inovação
A Exy, empresa brasileira, tem sido pioneira na criação de exoesqueletos industriais, equipamentos vestíveis que reduzem o esforço dos operadores em ambientes de trabalho. Atualmente, 15 unidades desses exoesqueletos estão em uso na planta da Tupy em Betim, Minas Gerais, com uma redução de esforço de até 60% dependendo da atividade. A versão 2.0 do exoesqueleto, desenvolvido após feedback da equipe da Tupy, apresenta um peso de apenas 1,8 kg, tornando-o ainda mais versátil e eficiente.
Equipamento Vestível com Alta Eficiência
O exoesqueleto, denominado ExyONE, permite aos operadores realizar atividades com movimentos mais complexos, melhorando a ergonomia dos funcionários, reduzindo o esforço e contribuindo para a segurança e a produtividade. A Exy é a única desenvolvedora e fabricante de exoesqueletos industriais no Brasil e faz parte da aceleradora de startups ShifT, pertencente ao grupo Tupy, que fornece acesso a uma rede de mentores e conexões com o ambiente industrial, permitindo realizar testes em condições reais e obter feedback dos usuários quanto à funcionalidade dos exoesqueletos.
Participação em Aceleradoras e Reconhecimento Internacional
A participação da Exy no programa de aceleração da ShifT proporcionou um ambiente propício para a realização de testes em condições reais, o que permitiu a obtenção de feedback dos usuários sobre a funcionalidade dos exoesqueletos. Em 2023, a Exy foi reconhecida no Ranking 100 Open Startups como uma das Top 3 startups de logística, ocupando a posição 84 na classificação geral. A Tupy, empresa multinacional com mais de 21 mil colaboradores, desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica.
Aquisição da MWM e Expansão de Atuação
Recentemente, a Tupy concluiu a aquisição da MWM do Brasil, fabricante de motores e geradores, o que expandiu sua atuação para os segmentos de geração de energia, pós-venda e marítimo, além de setores como transporte, infraestrutura e agronegócio. No primeiro trimestre de 2024, a empresa registrou uma receita de R$ 2,6 bilhões, demonstrando seu compromisso com a inovação e o crescimento nos mercados em que atua.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo