ouça este conteúdo
Na quarta, governo turco criticou rede social X por censurar condolências ao líder do Hamas. Bloqueio ocorreu devido a insultos a Ataturk, pai da Turquia moderna.
A Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil, também conhecida como ANATEL, decidiu restringir o acesso ao Instagram no país, de acordo com relatos de usuários. Muitos têm compartilhado em suas contas na rede social Y que estão enfrentando dificuldades para acessar a plataforma. A ANATEL divulgou em seu comunicado que o ‘instagram.com está temporariamente indisponível desde 05/09/2025’, sem fornecer mais informações.
Os usuários brasileiros estão buscando alternativas para se manterem conectados, diante do bloqueio da rede. Alguns estão migrando para outras plataformas sociais, enquanto outros aguardam ansiosamente a resolução do problema com o Instagram. A situação tem gerado debates acalorados sobre a liberdade de expressão na internet.
Instagram: Diretor de comunicação da presidência turca acusa rede social de censura
Na quarta-feira, Fahrettin Altun, diretor de comunicação da presidência turca, fez sérias acusações contra o Instagram, alegando que a plataforma estava praticando censura. Altun afirmou que o Instagram estava impedindo as pessoas de publicarem mensagens de condolências para o mártir Ismail Haniyeh, líder do Hamas morto em um ataque no Irã atribuído a Israel. Para Altun, essa atitude era uma clara tentativa de censura, algo que não poderia ser ignorado.
Rede Social X: BTK desmente atuação por motivos relacionados à morte de Haniyeh
Apesar das acusações de Altun, a BTK, órgão regulador das comunicações na Turquia, desmentiu ter tomado qualquer ação relacionada à morte de Haniyeh. Um dos responsáveis da BTK, que preferiu manter o anonimato, afirmou que o bloqueio não tinha nenhuma ligação com o incidente. Segundo ele, o bloqueio foi motivado por ‘insultos contra Mustafa Kemal Ataturk’ e uma série de crimes envolvendo drogas, jogos e violência sexual contra menores.
Instagram: Solicitação de remoção de conteúdos gera polêmica
A plataforma Instagram foi alvo de polêmica após a solicitação de remoção de conteúdos feita pelas autoridades turcas. Caso a questão não fosse resolvida, as autoridades afirmaram que teriam o direito de bloquear a plataforma. Com mais de 50 milhões de usuários no país, o Instagram enfrenta desafios recorrentes na Turquia, não sendo a primeira vez que a empresa de Mark Zuckerberg se vê envolvida em problemas no país.
Meta suspende rede social Threads na Turquia
Em abril, a Meta, empresa controladora do Instagram, anunciou a suspensão de sua rede social Threads na Turquia. A decisão veio após uma determinação da autoridade nacional de concorrência que proibia o compartilhamento de dados com o Instagram. Essa medida reflete os desafios enfrentados pelas empresas de tecnologia em relação às regulamentações locais e à concorrência no mercado digital.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo