A Tesla decepcionou investidores com poucos detalhes de seu robotáxi, fazendo suas ações derraparem e impulsionando os papéis de Uber e Lyft no mercado de capitais.
A Tesla, empresa de tecnologia e inovação liderada pelo bilionário Elon Musk, enfrentou um revés significativo com seus robotáxis autônomos. O primeiro teste não foi aprovado, o que gerou uma grande expectativa em relação ao futuro desses veículos. A apresentação dos protótipos ao mercado foi um momento aguardado, mas o resultado não foi o esperado.
No dia seguinte à apresentação, as ações da Tesla sofreram uma queda acentuada, fechando o pregão em 8,78% de queda, cotadas a US$ 217,80. Essa mudança no mercado reflete a incerteza em relação ao futuro da empresa e sua capacidade de inovar e liderar o mercado de tecnologia. A Tesla precisa recuperar a confiança dos investidores e demonstrar que seus projetos são viáveis e rentáveis. A empresa, que é conhecida por suas inovações disruptivas, precisa agora provar que pode superar os obstáculos e alcançar o sucesso com seus robotáxis autônomos.
A Tesla e o Mercado de Capitais
A Tesla, avaliada em US$ 695,7 bilhões, teve um desempenho abaixo do esperado e viu suas ações despencarem, o que acabou beneficiando outras duas empresas que podem se tornar rivais no mercado de capitais. A Uber e a Lyft, por outro lado, tiveram um desempenho positivo e encerraram o dia com ganhos significativos. As ações da Lyft subiram 9,59%, dando à empresa um valor de mercado de US$ 5,5 bilhões, enquanto as ações da Uber saltaram 10,81%, alcançando um valor máximo histórico de US$ 86,34 e uma avaliação de US$ 181,3 bilhões.
O Papel da Tesla no Mercado
O caminho para esses sinais invertidos no mercado de capitais começou com a apresentação de Elon Musk, CEO da Tesla, que não forneceu detalhes sobre os planos da empresa na categoria de robotáxis. Musk também não discutiu o modelo de negócio que a Tesla adotará para os robotáxis, o que gerou dúvidas sobre a capacidade da empresa de competir com a Uber e a Lyft. O analista John Colantuoni, da Jefferies, considerou que o evento foi um ‘resultado possível’ para a Uber e chamou o robotáxi da Tesla de ‘desdentado’ devido à falta de informações e evidências de progresso em direção aos recursos de direção autônoma.
As Expectativas da Tesla
Musk disse que a produção de robotáxis pode começar em 2026 e que os modelos podem custar menos de US$ 30 mil, mas alertou que tende a ser ‘excessivamente otimista’. Isso é consistente com o histórico de Musk, que já havia previsto que as viagens 100% autônomas de Los Angeles a Nova York estariam disponíveis até o fim de 2017 e que a Tesla teria mais de 1 milhão de robotáxis ‘nas ruas’ a partir de 2020. A expectativa criada em torno do projeto da Tesla só reforçou a decepção.
A Visão da Uber
Em contrapartida, a Uber parece ter encontrado um roteiro mais adequado às expectativas do mercado. O CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, disse que não vê os robotáxis ocupando uma fatia expressiva da frota da companhia por anos e que ainda é preciso avançar na tecnologia, além do fato de os reguladores estarem cautelosos e os custos estarem longe de serem competitivos. ‘A segurança é a prioridade número um’, afirmou Khosrowshahi. ‘Então, eu diria que nos próximos três a sete anos, começaremos a focar na economia.’
Fonte: @ NEO FEED
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