Estudantes inscrevem-se até 23h59 da sexta-feira, 7 de fevereiro, pelo portal Acesso Único, para uma das 67,3 mil vagas, com critérios de Cadastro-Único, Situação-Ativos e Programa-Sociais.
Os jovens brasileiros que buscam financiar seus estudos podem contar com o Fies para alcançar seus objetivos acadêmicos a partir de 2019. Atualmente, o Fies é um programa do Ministério da Educação que oferece financiamento estudantil com valores competitivos para os estudantes de instituições privadas de ensino superior.
Para participar desse processo, os interessados devem se inscrever de forma gratuita até o prazo determinado. Ao fazer a inscrição no Fies, os estudantes terão acesso a condições vantajosas de financiamento, como juros baixos e parcelas mensais razoáveis, tornando assim mais fácil a realização do sonho de todos os estudantes de estudar em instituições de ensino privadas de alta qualidade.
Oferta de vagas do Fies supera 112 mil no ano de 2024
O Ministério da Educação (MEC) está programado para disponibilizar mais de 112 mil novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), distribuídas em dois processos seletivos: um para o primeiro semestre de 2025, com oferta de 67.301 vagas, e outro para o segundo semestre, com oferta prevista de 44.867 vagas. Essas vagas serão destinadas a estudantes que atenderem aos critérios estabelecidos pelo MEC, incluindo os estudantes que participam do Fies Social ou não.
Requisitos para participar do Fies Social
Os estudantes interessados em participar do Fies Social devem atender aos requisitos estabelecidos pelo MEC, incluindo ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na situação de ativos. Além disso, o programa permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais para esse grupo de estudantes.
Cotas para grupos específicos
Desde 2024, o MEC reserva vagas a autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, assim como às pessoas com deficiência (PCDs) que atendem aos critérios do Fies ou do Fies Social. Para disputar um financiamento, os interessados devem indicar o seu perfil étnico-racial e/ou de PCD ao se inscreverem nos processos seletivos regulares do Fies. O percentual das vagas reservadas é calculado de acordo com a proporção da população de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e PCDs em cada unidade da Federação onde estiver instalada a instituição de ensino superior pretendida pelo candidato.
Inscrições para o Fies
Para disputar as vagas ofertadas no Fies e Fies Social, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, além de nota superior a zero na redação. As inscrições nos processos seletivos do Fies são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no portal Acesso Único.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo