Frente fria traz tempo instável para região centro-oeste com chuva frequente e pancadas de chuva.
Com a chegada do primeiro feriado prolongado em quase cinco meses, o clima está se preparando para receber os brasileiros em todas as regiões, com uma previsão de tempo instável prevista para boa parte do país, a partir de sexta-feira, 15 de setembro.
As chuvas não devem faltar, e com elas, a possibilidade de uma tempestade ao longo do feriado, resultando em uma precipitação significativa em várias cidades. Conforme observações de meteorologistas, chuvas intensas poderão ocorrer, dificultando a vida dos pedestres, como os que escolheram caminhar pela Avenida Paulista em São Paulo, cercados por guarda-chuvas, num dia de chuva e queda de temperatura.
Nuvenzinha da chuva e pancadas de chuva em todo o centro-oeste do país
A longa folga estendida dos brasileiros será marcada por temperaturas mais baixas e chuva a partir desta sexta-feira, 15. Uma frente fria que se formou na região Sul do país deve ‘puxar’ a umidade desde a Amazônia e trazer instabilidade para boa parte dos estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, preparando o terreno para a tão aguardada chuva. Desde a região da Amazônia até áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, a chuva deve ser intensa, com pancadas frequentes e intensas, especialmente na sexta-feira.
Os volumes de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em algumas localidades do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, oeste de São Paulo e leste de Minas Gerais, de acordo com o mais recente informativo meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região de Cuiabá e o sul de Mato Grosso poderão ter pancadas de chuva a partir da tarde, enquanto as demais áreas do Centro-Oeste devem enfrentar tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes. No sábado, 16, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal também terão pancadas de chuva frequentes, intercaladas com períodos de sol.
Para a maior parte destes estados, incluindo as capitais Goiânia, Brasília e Cuiabá, há risco de chuva forte. O sol deve predominar no Amapá, em parte do Pará e em Roraima, enquanto a região de Manaus e as áreas ao leste e norte do Amazonas podem ter pancadas de chuva durante a tarde. Entre as capitais nortistas, o risco de chuva forte fica para Rio Branco, Porto Velho e de Palmas.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo