Universidades federais como Ufam, UFPR, UFRGS e UnB conquistaram Prêmios e menções no Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design.
As universidades federais premiadas pelo 1º Prêmio P&D Design 2024 para Teses e Dissertações são instituições de ensino superior que desenvolvem projetos de design inovadores que contribuem para o desenvolvimento do país. O design é fundamental para o avanço tecnológico e para que as empresas brasileiras possam ser competitivas em um mercado globalizado.
Quatro universidades federais, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), receberam destaque no 1º Prêmio P&D Design 2024 para Teses e Dissertações. A premiação aconteceu durante o 15º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, em Manaus (AM), na última semana. A inovação é a chave para o sucesso das empresas e apenas o design compreende a complexidade do mercado. Dessa forma, o design de produtos e serviços é essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Desafios em Design: Universidades Brasileiras em Ação
Na categoria de doutorado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conquistou a primazia no P&D Design 2024, com a tese ‘Explorando a eficácia das intervenções de design em espaços culturais patrimoniais: um estudo de caso no Paço dos Açorianos em Porto Alegre’. Arthur Medeiros, sob a orientação de Fabio Pinto, demonstrou um compromisso inegável com a inovação em design, tornando-se um modelo a ser seguido para as futuras gerações de pesquisadores.
Já na categoria de mestrado acadêmico, a Universidade de Brasília (UnB) levou a melhor, com o trabalho ‘Desenvolvendo soluções de design para a inclusão das mulheres em contextos tradicionais: um caminho para a autonomia’. Roberta de Ávila, sob a orientação de Ana Maynardes, destacou-se pelo seu empenho em promover uma sociedade mais justa e equitativa, onde as mulheres tenham seu papel garantido.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também teve seu nome mencionado, com a menção honrosa para as dissertações de mestrado acadêmico, com ‘Desenvolvendo padrões de design para o bem-estar: uma abordagem holística’. Alessandra Petrecca, sob a orientação de Aguinaldo dos Santos e coorientação de Johan Blomkvist, da Linköping University, demonstrou um compromisso quase que obsessivo com a excelência em design.
Na categoria de mestrado profissional, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ficou em segundo lugar com o trabalho ‘Design e tecnologia como intervenção e suporte à saúde mental de universitários da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)’. Juliana Louzada, sob orientação de Almir Pacheco, mostrou-se um exemplo de como o design pode impactar positivamente na sociedade, melhorando a saúde mental de indivíduos vulneráveis.
O P&D Design – O P&D Design é um congresso da área que reúne pesquisadores de todo o país. A conferência é bianual e tem caráter itinerante, passando por diferentes regiões e universidades. O prêmio, que teve sua primeira edição em 2024, visa incentivar a produção científica e assegurar a difusão de trabalhos de excelência acadêmica e profissional.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo