Clube recorre ao tribunal com base no Regulamento Geral de Competições da Fifa, questionando direito de transmissão e calendário anual desportivo.
O Vasco está considerando entrar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a alteração das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. O clube acredita que as mudanças beneficiam o Atlético-MG e o Flamengo, e não está descartando a possibilidade de levar o caso à Justiça comum.
A alteração das datas pode afetar significativamente o desempenho do Vasco na Copa do Brasil, e o clube está preocupado com a possibilidade de ser prejudicado em relação aos seus adversários. Além disso, a mudança pode ter um impacto significativo no Campeonato Brasileiro, que está em andamento. O Vasco está determinado a lutar por seus direitos e garantir que a competição seja justa e equitativa para todos os participantes. A Copa do Brasil é um torneio nacional importante e deve ser respeitado.
A Copa do Brasil e as Alterações no Calendário
Nos últimos dias, o presidente Pedrinho e o diretor de futebol Marcelo Sant’Ana do Vasco se manifestaram contra as alterações divulgadas pela CBF, que afetam o Campeonato Brasileiro e a Competição Nacional. A proposta havia partido de um pedido do Atlético-MG, que provavelmente terá jogadores convocados na Data Fifa, e o Vasco já havia recusado a solicitação formal da entidade para mudar o dia do segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil.
O Vasco se baseia em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para ir ao Tribunal Desportivo, alegando que as datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, ‘compete à DCO…elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas’. Além disso, o clube argumenta que perder atleta por Data Fifa não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: ‘A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições’.
A Disputa pela Copa do Brasil e o Direito de Transmissão
As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. No entanto, o Vasco alega que o pedido veio dos visitantes, o que não é permitido pelo regulamento. O clube se prepara para ir ao STJD e, caso não obtenha um resultado favorável, cogita acionar a Justiça comum como última alternativa.
A Copa do Brasil é um Torneio Nacional importante e a disputa pela competição é intensa. Os jogos de ida e volta estão agendados para os dias 2 e 20 de outubro, respectivamente. O Vasco enfrentará o Atlético-MG, enquanto o Flamengo enfrentará o Corinthians. A Copa do Brasil é um Campeonato Brasileiro que reúne os melhores times do país e a competição é transmitida por vários canais de televisão.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo