Aeronaves desceram em Viracopos e Cumbica. Condições climáticas foram afetadas por ventania na zona-sul.
Em um dia de ventos intensos em São Paulo, o aeroporto de Congonhas foi o epicentro de uma série de mudanças abruptas em voos programados. A ventania, que atingiu rajadas de até 60 km/h, fez com que os pilotos tivessem que reconsiderar suas rotas de pouso, desviando os voos para outros pontos da cidade.
Os ventos fortes nasceram sem aviso prévio, causando um desconforto generalizado entre os passageiros. “A turbulência foi extrema”, disse uma passageira, “não sabíamos o que esperar.” A turbulência afetou não apenas os voos com destino ao aeroporto de Congonhas, mas também seus arredores, com alguns aeroportos vizinhos registrando ventos ainda mais intensos.
Ventos fortes causam alterações em voos
Devido às mudanças nas operações da Azul, um voo com destino a Brasília foi cancelado, enquanto outros foram deslocados para aeroportos alternativos. Segundo a concessionária Aena, que administra o aeroporto de Congonhas, cinco voos foram transferidos para Viracopos, em Campinas, e um para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na tarde da segunda-feira. A empresa afirma que a decisão foi tomada pelas tripulações dos voos.
Notícias relacionadas: Árvore de Natal flutuante ‘gigante’ é derrubada por temporal; uma pessoa morreu e duas ficaram feridas; Ciclone subtropical atinge RS, causa estragos e deixa ao menos dois feridos; Morre sapo encontrado com boca colada; MP investiga suspeita de ritual.
A companhia aérea diz que o aeroporto funciona ‘normalmente’, apesar das condições climáticas adversas. ‘O Aeroporto de Congonhas opera normalmente nesta segunda-feira, estando aberto para pousos e decolagens. Devido aos ventos registrados no início da tarde, e por decisão das tripulações, cinco voos que pousariam no Aeroporto de Congonhas foram alternados para Viracopos e um para Guarulhos’, informou a Aena. Os ventos foram tão intensos que as rajadas chegaram a 61 km/h na região do aeroporto, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura da capital.
A ventania foi provocada por uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano, registrada próximo à costa. Em nota, a Azul confirmou que as condições climáticas comprometeram as operações da companhia. Um voo precisou ser deslocado e outro cancelado, segundo a empresa. ‘A Azul informa que, devido às condições climáticas adversas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o voo AD5022 (Brasília-Congonhas) precisou alternar para Campinas (SP). Como consequência, o voo AD4524 (Congonhas-Brasília) precisou ser cancelado’, informou a companhia.
Os clientes afetados estão recebendo assistência e serão realocados em outros voos. A Gol também informou que três voos da companhia que tinham o aeroporto como destino, alternaram para Viracopos, em Campinas, por conta das condições climáticas adversas. A Latam também foi procurada, mas não deu retorno até a publicação deste texto.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo