Voo da Middle East vindo de Dubai aterrissou após ataques aéreos em Beirute, na madrugada de sexta-feira. O bombardeio, atribuído a Israel, não atingiu o avião, mas causou explosões na região.
Um vídeo capturou o momento exato em que um avião comercial aterrissou no aeroporto de Beirute, apenas instantes antes de uma série de explosões devastadoras atingir a região. A cena é de grande tensão e revela a proximidade do desastre.
Segundo informações do governo do Líbano, Israel realizou um bombardeio nos arredores do aeroporto na madrugada de sexta-feira (4), pelo horário local. Esse ataque resultou em uma série de explosões que causaram danos significativos à infraestrutura do aeroporto e ao entorno. A situação é de grande preocupação e as autoridades estão trabalhando para avaliar os danos e garantir a segurança da população.
Explosões no Aeroporto de Beirute
Um vídeo divulgado recentemente mostra uma série de explosões acontecendo no aeroporto de Beirute, no Líbano. Segundo a agência Reuters, o avião que aparece nas imagens operava um voo da Middle East, de Dubai para Beirute. Não há informações sobre quantos passageiros estavam na aeronave. O vídeo mostra a aeronave taxiando pela pista enquanto as explosões acontecem ao redor.
O bombardeio não atingiu diretamente o aeroporto, mas aconteceu nos arredores, de acordo com a Reuters. O site Axios, citando fontes militares de Israel, disse que o alvo do ataque seria Hashem Safi al-Din, um dos chefes do Hezbollah. Ele é visto como um dos favoritos a se tornar o número 1 do grupo extremista, após a morte de Hassan Nasrallah. O paradeiro de Safi al-Din é desconhecido.
Testemunhas ouvidas pela Reuters afirmaram que ouviram jatos sobrevoando a região do aeroporto de Beirute pouco antes das explosões. O bombardeio acontece em meio às tentativas de retiradas de cidadãos estrangeiros do Líbano. O Brasil, por exemplo, aguarda autorização para pousar uma aeronave em Beirute e resgatar brasileiros.
Ataques Aéreos e Conflito no Oriente Médio
Nos últimos dias, Israel lançou uma série de ataques aéreos contra alvos do Hezbollah em Beirute. Os militares também mantêm uma frente de batalha no sul do país, na região de fronteira. Até a última atualização desta reportagem, Israel não havia se pronunciado sobre o novo ataque na região de Beirute.
O conflito entre Israel e o Hezbollah tem aumentado nas últimas semanas. O grupo extremista tem bombardeado o norte de Israel desde outubro de 2023, em solidariedade aos terroristas do Hamas. Os líderes israelenses emitiram uma série de avisos sobre o aumento de operações contra o Hezbollah.
O gatilho para uma virada no conflito veio após os seguintes pontos: Nos dias 17 e 18 de setembro, centenas de pagers e walkie-talkies usados pelo Hezbollah explodiram em uma ação militar coordenada. A imprensa norte-americana afirmou que os Estados Unidos foram avisados por Israel de que uma operação militar estava prestes a acontecer.
Consequências e Reações
O conflito no Oriente Médio tem gerado preocupações internacionais. O Brasil, por exemplo, tem trabalhado para resgatar cidadãos brasileiros do Líbano. A decisão de Israel de declarar secretário-geral da ONU ‘persona non grata’ prejudica esforços de cessar-fogo na região, segundo o Brasil.
O Exército do Líbano respondeu aos ataques de Israel e entrou no conflito pela primeira vez. A situação no Oriente Médio continua tensa, com explosões e ataques aéreos acontecendo regularmente. A comunidade internacional tem pedido um cessar-fogo e uma solução pacífica para o conflito.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo