ouça este conteúdo
Observatório do Bate-Papo Astronômico registrou 447 relâmpagos na região de Santa Maria, zona central do estado.
De ontem (5) para hoje (6), o observatório do Bate-Papo Astronômico registrou 447 raios na área de Santa Maria, município localizado na região central do estado. Os raios são identificados por meio de radiofrequência, em um raio de até 40 quilômetros do sensor.
Além das descargas elétricas, também foram observados alguns relâmpagos durante o período analisado. As descargas elétricas são fenômenos naturais que ocorrem de forma imprevisível, mas podem ser monitorados com precisão pelos equipamentos especializados.
Observatório Registra Rajadas de Vento e Chuva Acumulada
O Observatório do Bate-Papo captou não apenas a quantidade de relâmpagos no céu, mas também a presença de descargas elétricas e rajadas de vento de até 61 km/h. Durante a noite, foram registrados 38mm de chuva acumulada, evidenciando a intensidade do fenômeno atmosférico. Os clarões visíveis no céu podem indicar a ocorrência de raios a uma distância considerável, cerca de 100 quilômetros de distância.
Previsão de Tempo Instável no Rio Grande do Sul
De acordo com a Climatempo, o tempo no Rio Grande do Sul permanecerá instável ao longo desta terça-feira, com chuvas previstas durante todo o dia. A metade sul do estado está em alerta para temporais, o que pode agravar a situação climática. A frente fria que se aproxima traz consigo a possibilidade de chuvas intensas, especialmente no nordeste do Rio Grande do Sul.
Massa de Ar Polar se Aproxima do Rio Grande do Sul
A partir de amanhã, a frente fria começará a se deslocar em direção ao Sudeste, mas ainda há chances de chuva persistente no nordeste gaúcho. As temperaturas devem cair significativamente na quarta-feira, devido à chegada de uma massa de ar polar à região. A previsão aponta para a possibilidade de geada no estado a partir de quinta-feira, com condições climáticas adversas se estendendo até sexta-feira.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo