A SpaceX concluiu o quinto teste da Starship, um passo importante para torná-la reutilizável, com o propulsor Super Heavy, após queda no Golfo do México.
A SpaceX realizou com sucesso o quinto teste da Starship, o foguete mais avançado do mundo, no último domingo (13). O objetivo principal era testar a capacidade do propulsor Super Heavy de retornar à base após o lançamento, além de realizar um pouso controlado da espaçonave no Oceano Índico. E, felizmente, tudo ocorreu conforme o planejado.
O lançamento da Starship aconteceu por volta das 9h30 no horário de Brasília, marcando um momento histórico para a empresa de Elon Musk. A nave espacial, que é projetada para ser reutilizável, alcançou a altitude desejada e, após 7 minutos, realizou um pouso suave no oceano, demonstrando a eficácia do sistema de pouso da espaçonave. Um passo importante para a exploração espacial. Com esse sucesso, a SpaceX está um passo mais perto de tornar a Starship uma realidade para viagens espaciais. O futuro da exploração espacial está cada vez mais próximo.
A Starship faz história com pouso bem-sucedido
A SpaceX alcançou um marco importante com a captura bem-sucedida do propulsor Super Heavy na base de lançamento. Em um teste anterior, o pouso foi realizado no mar, mas desta vez, a equipe conseguiu pousar a Starship no local esperado, no Oceano Índico. A espaçonave viajou ao redor da Terra por pouco mais de 1 hora, demonstrando um avanço significativo em relação aos testes anteriores.
A SpaceX compartilhou o momento em que a Starship mergulha no Oceano Índico: ‘Splashdown confirmado! Parabéns à equipe da SpaceX por mais um voo de teste emocionante da Starship!’ A empresa também divulgou um vídeo mostrando o propulsor Super Heavy sendo ‘capturado’ na base de lançamento: ‘Mechazilla capturou o propulsor Super Heavy!’
A separação dos estágios que compõem a Starship também foi compartilhada pela empresa: ‘Separação dos estágios da Starship em alta temperatura’. Esses avanços são resultado de uma série de testes realizados ao longo do ano.
Avanços importantes em cada voo
Abril de 2023: A Starship explodiu ainda acoplada ao Super Heavy devido a uma falha nos motores, que ativaram um sistema de destruição da espaçonave. Novembro de 2023: A Starship se separou do Super Heavy, mas o propulsor explodiu. A SpaceX identificou a necessidade de realizar 17 correções no megafoguete. A nave perdeu sinal após 8 minutos e 30 segundos e explodiu ao entrar em órbita.
Março de 2024: O terceiro teste da Starship durou 50 minutos, um grande avanço em relação aos testes anteriores. Embora a nave tenha sido destruída, ela nunca havia ido tão longe. A equipe perdeu o contato com a nave pouco antes do horário previsto para o pouso.
Junho de 2024: Pela primeira vez, a Starship pousou no Oceano Índico e o Super Heavy, no Golfo do México, como planejado. Esse sucesso foi um marco importante para a SpaceX e demonstrou o potencial da Starship como uma nave espacial capaz de realizar missões complexas.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo